Equipamentos são entregues a produtores de uva em Irati

Publicado em: 06/02/2024 11:20 | Fonte/Agência: Secom Irati

Na manhã desta terça-feira (6), a Prefeitura de Irati, através da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, entregou equipamentos para mais de 15 produtores rurais do município. As aquisições foram conquistadas em parceria com o Governo do Estado através programa Revitis. O programa de Revitalização da Viticultura Paranaense, tem como objetivo estimular a produção de uvas e seus derivados no Paraná.
Entre os equipamentos entregues estão reservatórios (bomba para fermentação), atomizadores, desengaçadeiras, roçadeiras e cordoalhas.
A vice-prefeita, Ieda Waydzik esteve presente na entrega e destacou a parceria com o Governo do Estado onde foi possível proporcionar mais investimentos no município. “São equipamentos que irão ajudar muito os nossos produtores, conquistados através da parceria junto ao Governo do Estado, por meio do Revitis. São implementos que ficam à disposição dos produtores, auxiliando a produzirem mais e assim gerarem rendas às suas famílias”, aponta.
“A produção do vinho e do suco de uva é uma boa alternativa de trabalho, de transformação da produção. Ficamos felizes em ver nossos produtores, que tem muita qualidade em seus vinhos e sucos, levando o nome de Irati a tantos outros lugares”, acrescenta a vice-prefeita.
O secretário municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski, comemora as conquistas. “Para nós é uma alegria, pois estamos ajudando o agricultor naquilo que ele tem vocação e auxiliamos a se manterem produtivos” afirma o secretário.
Para os produtores de uva do município que os implementos serão muito úteis na produção, Pedro Parteca, produtor a mais de 22 anos, destaca que os incentivos da secretaria têm ajudado muito na produção. “Estou no ramo há muito tempo, nos últimos anos temos recebido muito incentivo na produção, eu mesmo já recebi caixas, mudas, palanques e agora vêm chegando mais equipamentos ainda, que nós não teríamos condição de investir”, aponta o produtor.
Outro produtor beneficiado com os equipamentos foi Tiago Filtrin, que está no ramo a pouco mais de seis anos. “Eu tenho uma área pequena, meus pais iniciaram e eu dei sequencia no trabalho e sem o investimento da gestão através dos programas nós produtores não teríamos condição de arcar com os custos dos equipamentos, e agora com certeza eles vão ser muito bem empregado na propriedade e nos auxiliar muito”, afirma Tiago.
O secretário Raimundo ainda aproveitou o momento para anunciar que a gestão municipal, através da Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, tem muitos planos e investimentos para ser implantados ainda em 2024. “Estamos com novidades para os agricultores, em breve estaremos apresentando o mercado do bicho-da-seda, a ampliação das oliveiras, a produção de maracujá, entre outras, mas o mais importante é que é tudo dentro daquilo que o agricultor acredita e conhece e nós entramos com o apoio que é dar condição de trabalho”’, destaca.

PRESENÇAS — Participaram do evento a vice-prefeita, Ieda Waydzik, o secretário e Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski, representantes do IDR Paraná e SEAB, o vereador Nego Jacumasso e o presidente da Câmara, João Henrique Sabag Duarte.