Condomínio do Idoso

Publicado em: 17/12/2020 16:21 | Fonte/Agência: SECOM Irati

Construção de Condomínio do Idoso de Irati começa em breve

Terá início, nos próximos dias, em Irati, a construção do Condomínio do Idoso, em área do Município, na Vila São João, através de programa do Governo do Estado. A autorização para início da obra foi dada pela Cohapar após a última reunião para alinhamento com a construtora contratada, via licitação, para execução do empreendimento, que terá 40 casas.
Além das 40 moradias adaptadas, o Condomínio do Idoso contará com ambulatório, academia ao ar livre, biblioteca, sala de informática, salão de festas, horta comunitária e quiosques de jogos. Podem participar da seleção pessoas acima de 60 anos, sozinhas ou em casal, com renda de um a seis salários mínimos.

A iniciativa faz parte do programa Casa Fácil Paraná, na modalidade Viver Mais, que atende exclusivamente pessoas na faixa da terceira idade. Por meio dela, são construídos conjuntos horizontais com casas adaptadas e ampla infraestrutura complementar.
A previsão de entrega, segundo o chefe do escritório regional da Cohapar, Elmar Vornes, é para junho de 2021. “A construtora fará as providências técnicas como canteiro de obra e execução da terraplanagem, que é a preparação do terreno para erguer as casas. Depois a obra inicia efetivamente”, afirma.

COMO PARTICIPAR
Para ingressar no processo de seleção, os interessados devem acessar a página http://cohapar.pr.gov.br/cadastro , preencher corretamente os dados socioeconômicos solicitados e, caso o pretendente seja selecionado pela Cohapar, deverá apresentar a documentação comprobatória exigida.

É possível obter auxílio para fazer o cadastro e resolver outras dúvidas sobre o projeto. Basta ligar ou enviar uma mensagem de WhatsApp para o telefone do escritório regional da companhia em Guarapuava, pelo número (42) 3630 2750.
“As pessoas que tiverem dificuldades em se cadastrar sozinhas no site também podem procurar o Departamento de Habitação de Irati, que fica no prédio da Prefeitura, e solicitar ajuda dos funcionários qualificados para este serviço”, informa Vornes.

CONTRAPARTIDA
Para viabilizar o projeto, a administração municipal repassou a área para a construção do empreendimento. “Procuramos fazer a doação de um terreno em uma boa localização e acabou dando certo este, ao lado do parque da Vila São João, que é um bairro bem estruturado” disse o prefeito Jorge Derbli. “Também vamos realizar toda a parte de pavimentação do entorno do conjunto”, conclui.
Balanço

O primeiro conjunto do programa foi entregue em Jaguariaíva em outubro e, além de Irati, há obras em andamento em Foz do Iguaçu e Prudentópolis. No início de 2021, também serão iniciadas as construções dos condomínios de Cascavel, Francisco Beltrão, Telêmaco Borba e Ponta Grossa. Ao todo, os projetos preveem o atendimento de 21 municípios paranaenses.

Os idosos selecionados arcarão com um valor mensal de 15% de salário mínimo, que equivale a R$ 156,75. A ocupação é por tempo indeterminado e, após a desocupação, as unidades serão direcionadas para outras pessoas cadastradas na lista de espera, conforme prioridade de atendimento.