Centro Universitário Campo Real inaugura campus Irati

Publicado em: 19/02/2021 10:02

Na noite de ontem (18) aconteceu a cerimônia de inauguração da unidade de Irati do Centro Universitário Campo Real. O evento foi realizado às 19h30, nas próprias dependências da nova Universidade de Irati, na Rua José Freitas dos Santos, 767, Bairro Engenheiro Gutierrez.

O prefeito Jorge Derbli, em seu pronunciamento, manifestou grande satisfação com o início do funcionamento do Centro Universitário Campo Real em Irati, resultado de empenho pela vinda da instituição que começou no início de 2020. “Trata-se de um grande investimento que mostra o potencial que nosso Município tem na região, e um enorme avanço para ela na área do Ensino Superior. Quem trabalha forte pela educação, sente que a cidade cresce cada dia mais neste sentido. Tenho imensa alegria em ver esta realidade acontecendo, e que vem de encontro ao nosso desejo de termos Irati como um Polo Universitário”.

Adailton Marcelo Lehrer

O Pró-Reitor de Planejamento e Administração, Coordenador do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Campo Real e responsável pela obra, agradeceu a todo o empenho que a Administração Municipal dedicou para a vinda do Centro Universitário a Irati. “Sabemos de algumas pessoas que estão aqui e estudaram neste colégio e junto a elas somamos a emoção pela transformação que foi dada a este espaço”.

O reitor da instituição, professor Edson Aires da Silva destacou o trabalho que é realizado: Temos uma equipe muito boa, de pessoas que fazem as coisas acontecerem. O prédio é um marco, obviamente, mas não podemos nos basear simplesmente nele. Temos que nos basear nas pessoas que vão transformar a realidade de Irati, a partir da nossa metodologia diferenciada”.

Atividades iniciam dia 22

Em Irati serão oferecidas graduações em Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Engenharia Elétrica, Estética e Cosmética e Farmácia.

As atividades terão início na próxima segunda-feira, dia 22, com os Cursos Smart UB. Serão apenas três dias de aulas presenciais (no primeiro ano do curso), com práticas inovadoras e educação digital.

As inscrições para Vestibular Agendado são gratuitas e a prova pode ser online ou presencial. A inscrição pode ser feita em www.irati.camporeal.edu.br/vestibular .

A vinda do centro universitário

Em 16 de junho de 2020, Irati consolidou a vinda de mais uma importante conquista para a área da educação superior no Município. Na ocasião, o prefeito Jorge Derbli, acompanhado de alguns secretários e vereadores, participou da visita às futuras instalações do Centro Universitário Campo Real, campus Irati.

Junto ao reitor daquela universidade, o professor Edson Aires da Silva e de sua equipe técnica, o prefeito pode se inteirar do princípio do projeto que transformou o antigo colégio Sagrado Coração (Congregação das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria - conhecido como o “Colégio das Irmãs”), localizado em Engenheiro Gutierrez, no mais novo empreendimento educacional de Irati. O local estava sem funcionamento desde a década de 90.

O Centro Universitário Campo Real adquiriu toda a área do antigo estabelecimento de ensino, estimada em dois alqueires e, imediatamente, deu início ao processo de reforma, restauração e reestruturação do prédio. A arquitetura original da edificação, que é histórica, foi mantida.

No início de 2020 o prefeito, o então presidente da Câmara de Irati, Ney Cabral e o vereador na época Marcelo Rodrigues, visitaram o Centro Universitário Campo Real em Guarapuava efetuando um convite para que aquela instituição de ensino viesse trabalhar também em Irati, ocasião em que foram informados que o Centro Universitário já tinha essa intenção.

Histórico

No início de março de 1952, a Congregação das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria enviou um grupo de sete irmãs da província de Campinas a Irati, tendo por objetivo a instalação da primeira casa da congregação no Paraná. As irmãs chegaram ao município no dia seis de março e se dirigiram à comunidade do Riozinho, onde estava em construção o Seminário da ordem dos franciscanos. Foram recebidas com muitos festejos e se instalaram numa casa de madeira junto ao seminário, doada também pela família Anciutti.

No dia seguinte, as irmãs fundaram a Escola Sagrado Coração, sendo a Irmã Martha Inacarato Bueno a professora da primeira turma. Era uma classe multisseriada que se iniciou com apenas oito alunos de 1ª, 2ª e 4ª séries. Logo, porém, a escola passou a receber alunos de diversas comunidades próximas e o número de estudantes muito se elevou.

Em 1955, as irmãs transferiram residência para o novo prédio e a escola passou a funcionar em amplas instalações, havendo regime de internato para meninas residentes em comunidades distantes onde não havia escola. Em 1969, o ensino de 1ª a 4ª séries foi estadualizado e, nesse mesmo ano, foi criado o Ginásio Sagrado Coração.

Com a municipalização do ensino de 1ª a 4ª séries, em 1997, foi criada a Escola Municipal Frei Patrício, funcionando nas mesmas dependências do Colégio Sagrado Coração. Ambas as escolas, no entanto, foram extintas em 1999.

Fotos aéreas - Digital Dogz