Governo do Estado entrega escrituras de imóveis e repassa R$ 2,6 milhões para pavimentação do Condomínio Industrial da V

Publicado em: 27/09/2021 10:46

O sonho de ter a escritura da casa própria se tornou realidade para 221 famílias residentes no bairro Alto da Lagoa, em Irati, na sexta-feira (24). Elas receberam as escrituras de seus imóveis em cerimônia realizada nas dependências do CT Willy Laars, que contou com as presenças do prefeito Jorge Derbli e do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, entre outras autoridades. Na oportunidade, o governador anunciou o repasse de R$ 2,6 milhões de investimento em pavimentação para o Condomínio Industrial da Vila São João.

A entrega das escrituras foi realizada por meio do programa Casa Fácil Paraná, na modalidade “Morar Legal”, que possibilita a regularização dos imóveis sem custo para as famílias. Nesta primeira fase, o Estado investiu cerca de R$ 110.500 mil, mas ainda há previsão de que outras 442 moradias sejam regularizadas no município. No total, 663 imóveis passarão a ter escritura, a um custo de R$ 331.500 mil.

Derbli ressaltou que este programa não tem custo para as famílias e nem para o município. “É um programa social, que vem a atender as pessoas que não têm condições de fazer a escritura, porque, se elas tivessem dinheiro, faziam a medição do terreno, a documentação e deixavam em ordem. Então, é um programa de assistência social a custo zero”, pontuou.

Nas próximas etapas, moradores dos bairros Pedreira, Vila Nova, Riozinho, Jardim Planalto, Promorar II e Vila Matilde deverão ser beneficiados pelo projeto.

Condomínio Industrial

Durante o evento, Ratinho Júnior também oficializou o repasse de mais de R$ 2,6 milhões para a pavimentação de parte das ruas do Condomínio Industrial da Vila São João, que havia sido anunciado na terça-feira (21), pelo secretário de estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, em evento da Câmara de Vereadores.

Derbli avalia que a obra dará melhor infraestrutura para as empresas já instaladas no local e facilitará a vinda de novas indústrias para o município. A região também abrigará o projeto de Gestão de Resíduos Ambientais de Irati (GARI). “Daremos acesso para novas indústrias que irão se instalar lá e, ao mesmo tempo, daremos infraestrutura em algumas ruas onde empresas estão instaladas há mais de 20 anos na poeira e no barro. Daremos mais condições para os empresários investirem e ampliarem, e consequentemente, gerarem mais renda e empregos. Nós queremos fazer um novo processo de instalação de novas empresas no Condomínio Industrial da Vila São João porque a mão de obra está próxima. Então, é um local onde vamos investir muito neste mandato”, comentou.

Ratinho Júnior destacou que as melhorias na infraestrutura do Condomínio Industrial são importantes para atrair novas indústrias, o que pode incrementar a economia e a geração de empregos e renda para as famílias. “É muito importante porque você passa a atrair mais indústrias para a região. Toda a área industrial acaba sendo um atrativo para as novas empresas. Esta parte de infraestrutura do parque industrial, estando bem feita e organizada, é um chamariz para que novas empresas venham para Irati e região”, enalteceu.

Além destes investimentos, o governador comentou que o Estado vem executando diversos projetos em Irati, como a Cidade do Idoso e o Condomínio do Idoso, por conta da importância do município. “São muitos empreendimentos que nós estamos fazendo em Irati devido à importância da cidade, que vem crescendo e se desenvolvendo e tem uma união em torno destes grandes projetos”, finalizou.