Prefeitura e Governo do Estado assinam convênio para revitalização da área central

Publicado em: 29/09/2021 17:09

Recursos, na ordem de R$ 3 milhões, serão utilizados para melhorias e serviços de arborização e paisagismo, nas Ruas Munhoz da Rocha, 15 de Julho, 15 de Novembro e Coronel Emílio Gomes

Na noite de terça-feira (28), o prefeito de Irati, Jorge Derbli, assinou um convênio com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano (SEDU) para a revitalização da área central da cidade. Os recursos, na ordem de R$ 3 milhões, foram obtidos por intermédio dos deputados estaduais, Artagão Júnior e Ademar Traiano, que é presidente da Assembleia Legislativa do Paraná. O evento teve a participação dos dois parlamentares, da vice-prefeita, Ieda Waydzik, do presidente da Amcespar, Júnior Benato, do presidente da Aciai, Elias Mansur, e do secretário de estado de Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega.

O projeto apresentado pela Aciai, ao prefeito Derbli, inclui melhorias no quadrilátero central de Irati, que envolve as Ruas Munhoz da Rocha, 15 de Julho, 15 de Novembro e Coronel Emílio Gomes. Nestes locais, devem ser feitos trabalhos de paisagismo e arborização, além de mudanças nas calçadas. Existe também a possibilidade da construção de um calçadão na Munhoz da Rocha.

Segundo Derbli, as obras devem ter início em janeiro de 2022 para não atrapalhar o comércio no período do Natal. O primeiro passo a ser executado será a construção de uma nova tubulação para resolver os problemas de alagamentos na Munhoz da Rocha. “Eu falei que não iria mexer em uma calçada sem resolver primeiro o problema principal, que é de um alagamento que tem lá. Vamos fazer primeiro o serviço das águas e depois faremos o embelezamento da cidade”, pontuou.

Em seu discurso, o prefeito agradeceu pela parceria com a SEDU e a Assembleia Legislativa, o que agilizou o processo para a liberação dos recursos. “Graças à parceria dos governos estadual e municipal e ao trabalho dos nossos engenheiros, nesta semana ainda vou apresentar o projeto que já está pronto, mas estará autorizada a execução da obra. Talvez vão ser necessárias algumas correções, mas o principal é que, no sistema, já estão autorizados os R$ 3 milhões a fundo perdido, quer dizer, a Prefeitura não vai gastar um real sequer, o governo está nos dando este presente, via Artagão, Ademar Traiano e Ortega, com a autorização do governador”, disse o prefeito.

O presidente da Aciai, Elias Mansur, agradeceu ao prefeito por aceitar o projeto e enalteceu sua importância para o comércio iratiense. “Um projeto desta natureza, que a Aciai está apresentando para a Prefeitura, não tem como não ficar emocionado de ver uma coisa tão bela que vai acontecer na nossa cidade, depois de muitos e muitos anos. Obrigado por aceitar este projeto e a todos que se envolveram, inclusive a equipe da Prefeitura”, exaltou Mansur, após a assinatura do convênio.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, enalteceu a importância deste projeto para o município. “Estes R$ 3 milhões servirão para uma revitalização importante da rua principal do centro de Irati, que ficará mais moderna e inovadora. Vai ser um shopping ao ar livre, uma coisa moderna, um calçadão moderno”, destacou.

Em sua primeira visita a Irati, o presidente da ALEP, Ademar Traiano, comentou que a viabilização do convênio representa uma grande conquista para o município. “Estamos aqui para celebrar este momento da vida do município de Irati, onde o centro vai se transformar em um verdadeiro cartão de visitas para a sua gente, embelezando a cidade. Todo cidadão, tanto que venha do interior quanto dos bairros, quando ele chega no centro da cidade, o seu olho brilha pela visibilidade que o centro lhe oferece”. Traiano ainda enalteceu que, acima de tudo, uma obra desta envergadura e magnitude, melhora a autoestima da população.

Já o deputado estadual, Artagão Júnior, enalteceu que a assinatura do convênio antecede uma verdadeira transformação no visual de Irati. “Estes R$ 3 milhões para revitalização do nosso centro trazem a mudança da cara, do visual, da questão urbanística da nossa cidade e, sobretudo, mudanças nos sentimentos que trazemos nos nossos corações”, pontuou.

Durante seu discurso, o presidente da Câmara, Hélio de Mello, elogiou a rapidez com que o pedido da Aciai e da Prefeitura de Irati foi atendido. “Como é bom a comunidade ser ouvida, porque quem mora aqui sabe quais são os problemas e dizer o que necessita. Serão recursos muito bem investidos no nosso município, temos absoluta certeza”, finalizou.