Vereadores Mirins são empossados para a Legislatura 2022

Publicado em: 06/07/2022 16:26

Na manhã de quarta-feira (06), aconteceu na Câmara de Irati a Sessão Solene de Posse dos Vereadores Mirins para a 10ª Legislatura, também, foi realizada a eleição da mesa diretora. O projeto permite com que escolas e comunidades conheçam e participem mais da política.
O prefeito de Irati, Jorge Derbli, comenta sobre a importância da atuação das crianças na vida pública. "É uma lição de cidadania que estamos dando hoje em Irati, proporcionando a estas crianças experiência, conhecimento, e despertando, talvez, o interesse de serem vereadores, prefeitos ou ocuparem outros cargos públicos", disse o prefeito.
Jorge destaca ainda a forte atuação feminina na Câmara Mirim, bem como, em outros espaços. "Temos sete vereadoras e três vereadores, cinco suplentes meninas e cinco meninos, assim como na Prefeitura temos mais de 50% de mulheres, isso mostra o quanto as mulheres ocupam cargos importantes, assim como, a nossa vice-prefeita", pontuou Derbli.
Ieda Waydzik, vice-prefeita de Irati, enfatizou durante a sessão solene o quanto este projeto aproxima as pessoas da política. "Fazer com que as crianças tenham uma visão mais próxima da política, de como a cidade funciona e como o país funciona, é muito importante para as crianças, suas famílias e a comunidade como um todo", afirmou.
O presidente da Câmara de Irati, vereador Helio de Mello, explanou sobre a participação da comunidade diante de tudo o que é público. "É pela política que são resolvidas as coisas que pertencem a todos, o problema da rua, da escola, do bairro, por isso, precisamos da presença de pessoas que têm grande atuação desde o início. Pela Câmara Mirim, na 10ª Legislatura, temos um total 200 crianças que passaram por aqui como vereadores e suplentes, e temos a certeza de que investir no conhecimento para as crianças trará resultados futuros", destaca Helio de Mello.
Confira quais são as escolas municipais participantes da Câmara Mirim e quem são os vereadores e seus suplentes: Escola Municipal Ana Amaral Gruber – vereadora Kamile Pereira Barby, suplente Guilherme Strona da Cruz; Escola Municipal dos Colonizadores – vereadora Geovana Ferreira de Mello, suplente Eduardo Primak; Escola Municipal Mercedes Braga – vereadora Maria Julia Gonsalves, suplente Rafaelly Eduarda Ferreira Lacerda; Escola Municipal Olaria Filipaki – vereadora Nicole Tereza Padilha, suplente Josiely Gaspar de Melo Andrade; Escola Municipal Olavo Anselmo Santini – vereador Alexandro Kanarski, suplente Matheus Maneira; Escola Municipal Plínio Anciutti Pessoa - vereador Cristiano Luis Santana, suplente Leandro da Silva do Nascimento; Escola Municipal Professora Antonina Fillus Panka – vereadora Pâmela Emanuele da Silva, suplente Kaio Henrique Purfirio; Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo – vereadora Maria Vitória de Oliveira Santos, suplente Maria Eloisa Monteiro Pereira da Silva; Escola Municipal Tancredo Martins – vereador João Nicolas de Almeida Barbosa, suplente Manuela Geovana Gomes de Oliveira; Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki     – vereadora Emanuelly Ribeiro da Cruz, suplente Jamilly Graziele Juk.
Mesa Diretora da Câmara Mirim
Após a posse dos vereadores mirins, foi eleita a mesa diretora. Presidente: Emanuelly Ribeiro da Cruz; Vice-presidente: Geovana Ferreira de Mello; 1º Secretária: Pâmela Emanuele da Silva e 2º Secretário: João Nicolas de Almeida Barbosa.