Air Cavalim é homenageado como Cidadão Benemérito de Irati

Publicado em: 12/07/2022 16:36

Na noite de segunda-feira (11), Air Cavalim recebeu o Título de Cidadão Benemérito, na Câmara de Vereadores de Irati. Ele foi homenageado pela sua trajetória, enquanto pessoa e proprietário da "Banca do Cavalim", a qual marcou a história do município durante 42 anos, tornando possível o acesso às notícias para os mais variados públicos.

Jorge Derbli, prefeito de Irati, destacou o quanto a banca de Air Cavalim marcou a vida das pessoas. "A Banca do Cavalim, na Munhoz da Rocha, não vai ser esquecida, vai continuar na memória daqueles que se encontravam, nos domingos de manhã, para conversar sobre política e tantos outros assuntos. Parabéns Air, por ser exemplo de pessoa, pai e empresário para nosso município", disse o prefeito, mencionando também o fato de que naquela época não existiam celulares nem internet, por isso, a comunicação pelo jornal e rádio era fundamental.

Air Cavalim se emocionou durante seus agradecimentos. "Fico muito satisfeito por ter recebido esse título e poder falar que sempre cooperei com a cultura iratiense, levando o nome da cidade para o mundo. Percorri muitos lugares e sempre voltei para Irati, sendo um iratiense de coração", pontuou o homenageado.

O título foi proposto pelo presidente da Câmara, vereador Helio de Mello, e a solenidade fez parte das festividades alusivas aos 115 anos de emancipação política do município.

Biografia de Air Cavalim

Air Cavalim nasceu no dia 28 de setembro de 1937, filho de João Batista e Henriqueta Galicioli Cavalim. Casou-se com Clair Kiatkoski Cavalim, que foi durante anos diretora do Colégio São Pedro Canísio, com quem teve dois filhos e cinco netos. É membro do Rotary Club de Irati desde 1982. Formado em Contabilidade no antigo Colégio Irati, trabalhou como auxiliar de escritório em diversas firmas, até abrir seu próprio estabelecimento. E, por influência do seu cunhado Álvaro Gonçalves Kiatkoski fundou em dezembro de 1970 a Distribuidora da Abril com o nome de Kica Comércio de Revista Ltda, apesar do empreendimento ter ficado mais conhecido como Banca do Cavalim. A empresa funcionou por 42 anos na Rua Doutor Munhoz da Rocha, no coração da cidade. O sucesso da banca permitiu que Air fosse convidado de honra para as convenções da Editora Abril, devido à grande venda da sua distribuidora, disseminando a cultura em várias cidades da região e tornando Irati conhecida no Brasil. Como distribuidor da Editora Abril, segundo Helio, o homenageado foi premiado entre os 100 melhores do Brasil. O trabalho de Air Cavalim foi reconhecido pela Editora Abril durante anos, sendo que em 1984 a Kica recebeu o troféu de uma das 80 melhores distribuidoras do Brasil. Ao longo dos anos, foram vários troféus recebidos. Porém, com o advento e popularização da internet, a distribuição de revistas teve uma redução no volume de trabalho e, em 2012, Air fechou as portas da Kica, deixando para Benedito Elias Teixeira (in memoriam), que foi funcionário da empresa durante 42 anos e amigo pessoal de Air e de toda a família.