Apresentações artísticas abrilhantam o 32º Rodeio Crioulo de Integração de Irati

 

Publicado em: 17/07/2022 17:49

Whatsapp

 

A invernada artística do 32º Rodeio Crioulo de Integração de Irati surpreende com a beleza das apresentações que honram a tradição gaúcha. Neste ano participaram mais de 30 grupos de danças e mais de 300 apresentações individuais. Segundo o diretor artístico do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Luiz Otávio da Trindade de Freitas, o número de competidores aumentou depois da pandemia.

"É uma energia muito boa, todos são muito capacitados, tanto é que se torna difícil a votação. Está acontecendo tudo dentro do horário, esta organização é positiva para quem participa e para quem assiste também", comenta Luiz.

Raul Felipe de Lima faz parte do CTG Fronteira da Amizade, de União da Vitória, e este é o primeiro Rodeio que ele se apresenta. Ele e sua prenda Geovana participaram no sábado (16) das danças tradicionais em grupo, e no domingo (17) da dança de salão individual.

"Meu sonho desde piazito era entrar no CTG, fazer parte da cultura gaúcha. Minha família cultivava a tradição, mas era apenas tomando chimarrão, fazendo um churrasco no espeto e ouvindo músicas. Conforme fui crescendo tive mais autonomia e consegui entrar no CTG, onde me dediquei muito. E o 32º Rodeio de Irati é o meu primeiro rodeio participando da invernada artística", disse o jovem artista.

Este ano 23 CTGs competiram na invernada artística, vieram de várias cidades do Paraná, como Toledo, Curitiba, Colombo, União da Vitória, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Cascavel, Ponta Grossa, entre outras.

O Rodeio de Irati faz parte do circuito classificatório que seleciona os melhores competidores para o Festival Paranaense de Arte e Tradições (FEPART), que este ano será em Pato Branco. O circuito acontece nas cidades de Toledo, Irati, Planalto e Cascavel. Dos competidores de Irati, três vagas de cada modalidade irão para o FEPART.

2023

A expectativa de participar do Rodeio Nacional em 2023 cresce no coração dos tradicionalistas. "Os rodeios de Irati são muito marcantes e não dá para perder a oportunidade de estar aqui, ainda mais sendo um evento nacional", afirmou Raul, se referindo ao Rodeio Nacional que acontecerá em Irati.

O diretor artístico do MTG ressalta que Irati se tornará a capital do tradicionalismo gaúcho. "Precisamos lembrar que ano que vem será muito mais movimentado, pois além do tradicional Rodeio de Irati que faz parte das comemorações do aniversário da cidade, na semana seguinte já tem o nacional que tem a estimativa de 5 mil competidores na invernada artística, sendo que o tradicional já tem mais de 3 mil. Então, Irati ano que vem vai se tornar capital do tradicionalismo gaúcho", finalizou o diretor artístico do MTG.