Casa de Passagem é inaugurada e reforça serviço de acolhimento em Irati

Publicado em: 18/07/2022 15:46

A Prefeitura de Irati, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, inaugurou nesta terça-feira (12) uma Casa de Passagem, na Avenida Getúlio Vargas, que faz parte de um dos serviços de acolhimento institucional do município. O principal objetivo do novo espaço é acolher pessoas em situação de rua e desabrigo, assim como aqueles que estão em trânsito pelo município.

A inauguração faz parte da programação de aniversário de 115 anos de emancipação política de Irati. De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Sybil Dietrich, a nova Casa de Passagem garante proteção social, principalmente para as pessoas e famílias que estão em situação de vulnerabilidade, sendo um importante avanço para o setor. “Com esse espaço oferecemos acolhimento para quem precisa de um lugar para dormir, se alimentar, fazer sua higiene pessoal”, explica.

A secretária ressalta que é comum a procura pelo serviço. “São diversas situações atendidas, como por exemplo, pessoas com vínculos familiares rompidos, moradores do interior, que estão na cidade para consultas médicas e acompanhar familiares internados”, exemplifica.

O prefeito Jorge Derbli destacou o trabalho realizado pela equipe da Secretaria de Assistência Social. “A tarefa nem sempre é fácil. Hoje, inauguramos uma nova estrutura, uma sede própria, que oferece mais conforto a quem precisa. Mas, seria em vão sem vocês, que cuidam das pessoas”.

Os acolhidos na Casa de Passagem recebem acompanhamento social, orientações e, quando necessário, encaminhamentos para a rede de atendimento. A vice-prefeita Ieda Waydzik também ressaltou o trabalho de toda equipe. “Vocês têm olhar sensível e ajudam sem olhar a quem. Agradecemos, em nome da administração, o trabalho desempenhado”.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do serviço de acolhimento, conta com duas casas lares, para crianças e adolescentes; duas residências inclusivas, para adultos com deficiência; uma casa de passagem para pessoas e famílias; uma casa de passagem indígena e uma casa de apoio a mulheres vítimas de violência.

OBRA

A nova Casa de Passagem foi construída através de investimento próprio do município e recursos vinculados ao Governo Federal, somando R$ 430 mil. A obra tem 150 m² e é dividida entre alas feminina e masculina, com oito dormitórios, refeitório e banheiros adaptados.