Prefeitura de Irati anuncia 30 quilômetros de novas pavimentações

Publicado em: 21/07/2022 13:52

Obras vão contemplar diversos bairros e também comunidades da área rural

A Prefeitura Municipal de Irati anunciou na quarta-feira (20) diversas obras. Foi dado ordem de serviço para pavimentações de aproximadamente 100 vias, contemplando o perímetro urbano e rural. Também outras obras que vão proporcionar mais qualidade de vida à população.
De acordo com a Secretaria de Tecnologia, Inovação e Planejamento, serão 30 quilômetros de novas pavimentações. A preferência foi por vias que não tinham nenhum tipo de pavimento.
Também foram anunciadas ligações importantes dos bairros Tucholka ao Fragatas, Rio Bonito ao Alto da Lagoa e Lagoa a Engenheiro Gutierrez, melhorando o acesso a esses locais e o trafego de veículos e pedestres. Nesses trechos serão construídas ciclovias.
“É o maior projeto de pavimentação da história de Irati. Procuramos dessa forma melhorar a vida das pessoas, principalmente dos que moram em bairros”, explicou o prefeito Jorge Derbli. Ele ainda ressaltou que foi procurado atender pedidos dos vereadores, que recebem as solicitações da comunidade no dia a dia.
As pavimentações serão executadas através empréstimo feito pelo município por meio do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) no valor de R$ 30 milhões. Serão R$ 15 milhões em 2022 e outros R$ 15 milhões em 2023.

ÁREA RURAL

A área rural também foi contemplada no pacote de anúncios feito pelo prefeito Jorge Derbli. Serão mais dois quilômetros no Pinho de Baixo, fechando o “anel viário” da comunidade. Ainda será feita a ligação entre a Barra Mansa e a estrada de Gonçalves Junior e mais um trecho da estrada do Pirapó, além de mais dois quilômetros da estrada do Rio do Couro a Gonçalves Junior.
Juntas, as pavimentações rurais somam investimento aproximado de R$ 5,5 milhões. “Continuamos com o projeto de pavimentar o interior. Isso permite melhores condições aos moradores e gera economia ao município na conservação de estradas”, ressalta o prefeito.

QUADRA
Foi anunciada também a construção de uma quadra na nova Escola Municipal Professora Antonina Fillus Panka, que será inaugurada no próximo dia 28, na Vila Nova. O espaço terá 525 m² e terá investimento de R$ 224.448,45.

CAPELAS MORTUÁRIAS
Duas capelas mortuárias para atender demandas de comunidades rurais serão construídas nos distritos de Guamirim e Gonçalves Junior. As obras, que seguirão o mesmo padrão, terão hall de entrada, duas salas de vigília, banheiros, duas copas e um espaço contemplativo. Cada uma terá investimento aproximado de R$ 505 mil.

PRESENÇAS
Estiveram presentes a vice-prefeita Ieda Waydzik, o presidente da Câmara de Vereadores, Hélio de Mello, e os vereadores Alcides César Pinto e Terezinha Miranda Veres. Também produtores rurais integrantes da Feira do Produtor Iratiense, empreiteiros responsáveis pelas obras e a imprensa.

RUAS CONTEMPLADAS
Jardim Virgínia – Ruas: Ângelo Beraldo, Alexandre Mierzva, Bernardino Rebesco, Murilo Viana Braga, Alberto Rebesco e Miguel Agulham Junior.
Rio Bonito – Ruas: Silvério Doniak, Sabiá, Funcionárias, Travessa São José, Vitório Voitk, Agostinho Zarpelon, José Calvino, Lino Esculápio, Padre Pedro, Caetano Zarpelon, Henrique Meyer, Pacífico Borges e João Wasilewski.
Fósforo – Ruas: Inácio Oszinski e João C. Zarpelon.
Centro – Rua Pedro Waidzyk.
Colina Nossa Senhora das Graças – Rua Padre Pires.
Tucholka – Ruas: João Vieira, Estefania Karoluz, Leonardo Gavlak, Claudio Adão Gerszvski, Domingos João de Oliveira, Vitório João Pabis, Luiz Tucholka e a Rua Expedicionário Felix Filipak (ligação).
Jardim Aeroporto – Ruas: Eugênia Iarema, Pedro Moreira e Vereador François Abib.
Vila Nova – Ruas: Luciano Salfer, Nossa Senhora da Luz.
Floresta – Rua Antônio Pingas.
Engenheiro Gutierrez – Ruas: Suriname, Paraguai, Argentina, Jamaica, Canadá, Costa Rica, Antônio Borazo.
Van Der Neut – Ruas: Camacuã, Rosa Branca e Rua Quatro.
Alto da Glória – Ruas: Edgar Távora, Irati, Senhorinha Cabral Piech, Marina Farah.
Vila São João – Ruas: João Letchakoski, José Filus, São Paulo, Travessa São Paulo.
Vila Matilde – Ruas Pedro Anciutti, Francisco Pabis, Leontino Menon, Expedicionário Hermes Custódio, Wlademiro Kominski, Vilson Trevisan, Francisco Letchacoski e Miguel Kominski (somente ruas sem nenhum pavimento), Luiz Orreda, Vico Teixeira, Mario Pessoa Smolka e João Anciutti Pessoa.
Jardim Califórnia – Ruas: Assef Garzuze, Nereu Ramos, José Smolka, José Augusto da Silva.
João Paulo II – Ruas: José A. Santos, Potinga, Iapó.
Lagoa – Ruas: Maria da Anunciação da Luz, Ipiranga, Francisco Setenarski, Laranjeiras, Rio Vermelho e Elias Onesko, Bronislau Bidas (Flamboiam) e Angela Borazo Bonete (Flamboiam).
São Francisco – Irmã Helena Olek.
Cruzeiro do Sul – Ruas: Chuva de Ouro, Vanila, Porpurata, Dois, ruas A, B, C, D, Basílio Ianiski e Maria de Jesus.
Choma – Ruas: Elvino Laroca, Alzira Sembay Choma e João de Deus Alves de Souza.