Em audiência pública, Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Irati é aprovado

Publicado em: 22/08/2022 15:02

Foi aprovado em audiência pública o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Irati, que vai nortear diversas ações voltadas ao meio ambiente pelos próximos 20 anos. O evento ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores na última quarta-feira (17).
De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Magda Lozinski, a elaboração e aprovação do plano é um grande avanço. Além do diagnóstico da atual situação, também aponta o que deve ser feito em relação à prática ambientalmente correta de coleta, armazenamento, transporte, reciclagem, destinação e disposição final dos resíduos sólidos.
Magda explica que o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é previsto dentro da Política Nacional de Resíduos sancionada no ano de 2010. “Ela exige que cada município tenha suas tratativas, diante da sua realidade e particularidades”, comenta.
A secretária expõe que o plano não norteia somente a Prefeitura em relação às práticas com resíduos sólidos, mas inclui também empresas e a população em geral. “A partir da sua aprovação, ele será remetido à Câmara de Vereadores, onde será avaliado. Na sequência, serão elaboradas leis voltadas a cada segmento e colocado em prática as ações para melhoria da estrutura e atendimentos feitos pela Prefeitura”, destaca.
O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Irati foi desenvolvido pela empresa Alto Uruguai, contratada através de processo licitatório.
Nos últimos anos, Irati teve grandes avanços na destinação de resíduos sólidos. O município, que anteriormente tinha uma questão problemática com o aterro sanitário irregular, conseguiu na atual administração encerrar as atividades do local e como medida emergencial, adotar a destinação de resíduos através do transbordo.
O prefeito Jorge Derbli, que participou da audiência pública, acrescentou que a preocupação da administração vai além e por meio da criação do Complexo de Gestão Ambiental Resíduos de Irati (Complexo GARI), cada tipo de resíduo terá seu local de descarte. “É um investimento importante, que busca atender a demanda. Precisamos sempre pensar no futuro e isso está ligado diretamente a preservação e cuidado que temos com o meio ambiente”.
Magda fala sobre a necessidade da colaboração da população. “A nossa principal dificuldade é a conscientização em relação a separação de materiais por parte dos moradores. Muitos resíduos podem ser reutilizados, porém, quando entram em contato com resíduos orgânicos, perdem esse valor de reaproveitamento”, explica.
Diariamente, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, são recolhidas em Irati, em média, 25 toneladas de resíduos sólidos, chegando mensalmente a 750 toneladas.