Em continuação de projeto de mobilidade urbana, Irati terá mais 7 km de ciclovias

Publicado em: 23/08/2022 10:26

Estão em obras aproximadamente 7 km de ciclovias, em Irati. A administração municipal segue o projeto que futuramente contemplará, ao total, 30 km. As ligações serão interbairros e, também, ao centro, incentivando o uso de bicicletas e proporcionando mais segurança aos ciclistas.
O novo trecho sai da entrada principal da cidade, passa pelo centro, Parque Aquático, chegando até a Vila São João. Dentro do mesmo projeto, Irati já conta com ciclovia que segue desde a Rua da Liberdade, próximo ao Clube Polonês, até a Avenida Perimetral João Stoklos, perto do Estádio Coronel Emílio Gomes, somando 1.2 km, além de mais 1.1 km que envolve o Parque Aquático.
De acordo com o secretário municipal de Tecnologia, Inovação e Planejamento, João Almeida Junior, os trechos de ciclovias são em locais com pouco comércio, normalmente margeando a linha férrea. “São em vias em que não é permitido trafegar em alta velocidade”, destaca.
O secretário ainda comenta que o objetivo é transformar Irati na cidade com a maior extensão proporcional de ciclovias do Paraná. “É uma iniciativa que visa incentivar o uso desse meio de transporte, que promove saúde. Também garantir mais segurança e mobilidade aos ciclistas e sustentabilidade ao município”, acrescenta Almeida.
As obras incluem serviços de terraplanagem, base e sub-base, pavimentação, adaptações no meio-fio e nas calçadas, urbanização e pintura de faixas e sinalização horizontal. Também serão colocadas placas de sinalização vertical e de comunicação visual.
Outros locais em breve também serão contemplados. Entre eles, as ligações entre os bairros Fragatas e Nhapindazal, Rio Bonito ao Alto da Lagoa e Lagoa a Engenheiro Gutierrez, que fazem parte do novo pacote de pavimentações anunciado pela administração municipal.

O novo trecho de ciclovia passa pelas seguintes ruas:

Rua da Liberdade, entre as Ruas 15 de Novembro e Carlos Thoms
Rua Conselheiro Zacarias, entre as Ruas Carlos Thoms e Albino Grigoletti
Rua Albino Grigoletti, entre as Ruas Conselheiro Zacarias e João Batista Guerreiro
Rua João Batista Guerreiro, entre as Ruas Albino Grigoletti e Nestor Clair
Rua Nestor Clair, entre as Ruas João Batista Guerreiro e Walter Thoms
Rua Walter Thoms, entre a Rua Nestor Clair e Alameda Virgílio Moreira
Alameda Virgílio Moreira, entre a Rua Walter Thoms e rotatória da Avenida José Galicioli
Rua Doutor Armando Van Der Lars, entre a Avenida Vicente Machado e Rua Abílio Carvalho Bastos
Rua Abílio Carvalho Bastos, entre a Rua Doutor Armando Van der Lars e Avenida Getúlio Vargas
Avenida Getúlio Vargas, entre as Ruas Abílio de Carvalho Bastos e Ivaí
Rua Doutor João Cândido Ferreira, entre as Ruas Caetano Zarpellon e Doutor Amando Van der Lars