Padroeira Nossa Senhora da Luz e sua marca na história de Irati

 

Publicado em: 06/09/2022 16:15

Whatsapp

 

Dia 8 de setembro é comemorado o Dia da Padroeira de Irati, Nossa Senhora da Luz. A data remete a nossa história, marcada por iniciativas de pessoas, que há mais de 100 anos buscavam a religiosidade e a fé.
Em 1904, foi instituída a primeira capela, que recebeu o nome de Nossa Senhora da Luz. Uma relíquia da primeira imagem da santa, de procedência portuguesa, foi doada pelas senhoras Fábia Pires e Nhazinha Macedo. 
Com o passar dos anos, a capela se tornou paróquia, o que ocorreu em 11 de março de 1931, através do decreto nº 01, de dom Antônio Mazzaroto, primeiro bispo da recém-criada Diocese de Ponta Grossa.
A Paróquia Nossa Senhora da Luz, que foi a primeira de Irati, traz consigo uma caminhada de conquistas e atuações importantes de sacerdotes que fizeram a diferença na comunidade. 
Padre Paulo Warkocz, lazarista polonês, foi designado como primeiro pároco. As obras da futura matriz começaram em julho do ano seguinte. 12 anos mais tarde, tomou posse padre Tadeu Dziedzic, também polonês lazarista, que permaneceu até o ano de 1948, quando a direção da paróquia foi confiada aos freis capuchinhos através do frei Nereu M. do Vale. Ele prosseguiu e deu continuidade nos trabalhos de edificação da Igreja Matriz, e foi o responsável pela criação da Festa de São Cristóvão, hoje catalogada como a mais antiga do Brasil.
Na década de 50, a comissão liderada pelo frei Joaquim Maria, de Curitiba, trabalhou em prol da edificação das torres, da aquisição do conjunto de sinos, do altar de mármore, dos novos pavilhões de festas, da nova casa paroquial e do Centro Comunitário Frei Leopoldo Mandic.
Outros freis estiveram à frente da Paróquia, destacando-se nomes como: frei Irineu, frei Jaime L. Stolf, frei Jorge Tessaro, frei Clemente Vendramin, frei Jaime Manfrin (que construiu o centro comunitário e mais três capelas), e frei Anselmo Schuarça.
Em 1992, os franciscanos deram por encerrada sua missão nesta comunidade e a Paróquia foi novamente assumida pelos vicentinos da Congregação da Missão. Somente nove anos mais tarde, em janeiro de 2001, assumem os padres diocesanos.
Atualmente, a Paróquia tem em sua gestão o padre Jorge Casimirski, que assumiu após 12 anos de administração do padre Elcio Gutervil. Como vigário está o padre  Marcelo Melo. Atualmente, três diáconos permanentes compõe o clero paroquial, sendo, Rubens Lopes, Júlio Pavelski e Luciano Ferreira.

SECOM Irati, com colaboração do historiador José Maria Gracia Araújo.