Irati realizará encontro para comunidade surda no Parque Aquático

 

Publicado em: 15/09/2022 10:03

Whatsapp

 

A Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Irati (Aspada) realizará um encontro para a comunidade surda, no Parque Aquático. O evento será gratuito e acontecerá no dia 09 de outubro, a partir das 14h. O objetivo é reunir as pessoas surdas para que interajam e comemorem as conquistas alcançadas ao longo da história.
A Aspada realizará o encontro, que é voltado para a comunidade surda e também para os que são ouvintes e dominam a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A associação conta com apoio da Prefeitura de Irati, loja Afubra, além da participação da Unicentro, CELEM de Libras e surdos de Irati e região. 
A programação conta com várias atrações, como piadas, teatros, gincanas, sorteio de brindes e lanches. 
Setembro Azul
O encontro é alusivo ao Setembro Azul, que é especial para a comunidade surda, pois, no mês de setembro há vários dias que marcaram história dos surdos no país e no mundo. Em 23 de setembro, comemora-se o Dia Internacional da Língua de Sinais, dia 26 é comemorado o Dia Nacional do Surdo e 30 de setembro é o Dia Internacional do Surdo e Dia do Profissional Tradutor Intérprete de Libras.
A tradutora e interprete de Libras pela SEED e Unicentro, e vice-presidente da Aspada, Gislaine Fernandes Stopassoli, explica que os surdos já alcançaram muitas vitórias na sociedade, pois, antigamente eram proibidos de usar a língua de sinais e hoje possuem o direito linguístico. 
No entanto, ainda é necessário lutar por outros direitos. "Continuamos lutando pela acessibilidade linguística nos atendimentos nos locais públicos. Os surdos não precisam de assistencialismo, precisam somente que as pessoas saibam a língua deles, que é a Língua Brasileira de Sinais (Libras)", destacou Gislaine.