O primeiro plantio em comemoração ao Dia da Árvore aconteceu na década de 30 em Irati

Publicado em: 21/09/2022 11:49

No dia 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore. Em Irati, há registro do ano de 1938 do primeiro plantio em comemoração à data. O local escolhido foi o então Campo do Rio Bonito, possivelmente onde hoje é localizado o terreno dos fundos do Estádio Coronel Emílio Gomes.
De acordo com a ata da solenidade, às 10h da manhã se reuniram autoridades municipais, um grande número de pessoas e o Batalhão dos Escoteiros. Foram plantadas 36 mudas, de diversas espécies, em um gesto de cooperação pela campanha de reflorestamento do território, patrocinada na época pela Sociedade Luiz Pereira Barreto.
As primeiras cinco árvores foram plantadas pelos Escoteiros. Na ocasião, o prefeito Mario Pimentel Camargo, que era militar, deu um discurso “vibrante e entusiasta”, repassando grande patriotismo, e arrebatou prolongada salva de palmas. Na sequência, as autoridades locais, funcionários da Prefeitura e pessoas presentes plantaram as outras árvores.
A ata foi elaborada pelo tesoureiro da Prefeitura da época, Juruá de Oliveira, e foi assinada pelos presentes na oportunidade, entre eles Alfredo Nunes do Nascimento, Álvaro Pires, Lino Esculapio, Mario Esculapio e Osmar Esculapio.
Entendendo a importância das árvores, a Prefeitura de Irati, através da Secretaria de Meio Ambiente, já elaborou um plano de arborização, que aguarda aprovação da Câmara Técnica Estadual, para ser colocado em prática. Nesta quarta-feira (21), em uma ação idealizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, os alunos da Escola Futuro vão plantar mudas de árvores nativas no Parque da Vila São João.

Informações: SECOM Irati, com colaboração do historiador José Maria Gracia Araújo