Irati inicia teste com o cultivo de maracujá para diversificar produção frutífera

Publicado em: 07/11/2022 15:04

Irati busca uma nova alternativa de produção de fruta. A aposta da vez é no maracujá, em especial uma espécie desenvolvida pelo Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-PR), junto com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Na sexta-feira (04), técnicos da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar foram até o Colégio Florestal, que através de parceria, cultivou as sementes para formação das mudas que serão entregues aos produtores.

De acordo com o secretário municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski, em Prudentópolis, aproximadamente 150 famílias já integram o projeto de cultivo do maracujá "Luz da Manhã", desenvolvido por técnicos do IDR-PR e Embrapa para atender a indústria e o mercado consumidor. "É uma iniciativa que vem crescendo e em Irati vamos fazer um teste neste ano, e se der bom resultado, vamos ampliar para mais produtores. Já faz um tempo que buscamos essa diversificação e agora tivemos a oportunidade de ganhar as sementes do IDR-PR", explica.

Segundo a professora do Colégio Florestal, Enaiale Caroline de Paula, na disciplina de Viveiros Florestais, na parte prática os alunos, seguindo orientações do IDR-PR, fizeram a composição do substrato e adubo para a semeadura do maracujá. "Na estufa foi conduzido o desenvolvimento das sementes e hoje realizamos a entrega das mudas que serão cultivadas pelos produtores", comenta.

Segundo o engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Antônio Martins, as mudas nessa fase experimental serão entregues para quatro produtores – dois de Arroio Grande, um da Serra dos Nogueiras e um de Vista Alegre. O objetivo é ampliar o projeto para até 50 agricultores iratienses.

A prefeita em exercício, Ieda Waydzik, ressaltou o trabalho que o município tem feito para apoiar a diversificação da produção. "Sabemos a importância da ampliação da produção, com novas alternativas, o que representa ganhos para os nossos produtores e para o município".

Informações e imagens: Secom/Irati