Cooperati terá assembleia de fundação na próxima semana

Publicado em: 18/11/2022 16:14

O próximo dia 22 de novembro será importante para o setor agrícola de Irati. A data foi escolhida para a realização da assembleia de fundação da Cooperativa Agrícola Mista de Irati, a Cooperati, que antes de ser fundada já conta com mais de 100 interessados em integra-la.

O trabalho para que o município tenha uma cooperativa vem sendo desenvolvido desde maio deste ano pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar. Para efetividade da iniciativa, as 86 comunidades rurais de Irati foram divididas em oito regiões, onde ocorreram reuniões para mobilização de possíveis cooperados.

De acordo com o secretário municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski, o resultado das reuniões foi a mobilização de aproximadamente 100 produtores, que vão participar da assembleia de fundação, a qual vai eleger um conselho com 20 participantes e este irá escolher a diretoria da cooperativa.

O secretário explica que a Cooperati deve organizar produtores de grãos, olericultores, fruticultores, apicultores, ervateiros, agropecuaristas de corte e de leite. “Em Irati temos uma média de 8 mil produtores. A ideia é que aos poucos comecem a integrar a cooperativa”.

Com a implantação da Cooperati a expectativa é de que os produtores rurais façam compras em conjunto, como de insumos e maquinários, reduzindo os valores nas negociações, além de aumentarem o poder de comercialização dos seus produtos. “Quando se vende em maior quantidade se ganha mais mercados, se vai mais longe”, comenta Gnatkowski.

De acordo com o secretário, outra vantagem da cooperativa é a possibilidade de angariar recursos públicos para investimentos, além da possibilidade de transformação do que se produz aqui, gerando mais rendas. “Nossa expectativa é a melhor possível com o projeto e percebemos que nossos produtores já veem a necessidade de trabalharem unidos, através de uma cooperativa”, acrescenta.

PROGRAMAÇÃO

A assembleia de fundação da cooperativa vai acontecer na terça-feira (22), a partir das 8h, na Associação dos Servidores Municipais de Irati, localizada no bairro DER, e será aberta ao público.

8h – Recepção, com coffee break

8h30 – Início, com participação do prefeito Jorge Derbli e na sequência assembleia

9h – Palestra ministrada pela Ocepar, com o tema Cooperativismo na Prática

10h45 – Formatação e aprovação do Estatuto

12h – Almoço no local

13h – Eleição, composição da mesa com os eleitos e posse da diretoria eleita

15h – Plano de Ação

16h – Encerramento, com coffee break.