Cooperativa Agrícola Mista de Irati é fundada para desenvolver setor agrícola

Publicado em: 23/11/2022 16:20

A última terça-feira (22) passa a fazer parte da história do desenvolvimento agrícola de Irati, data em que aconteceu a assembleia de fundação da Cooperativa Agrícola Mista de Irati, já denominada pelos participantes, COAMI. Mais de 50 produtores rurais se reuniram para aprovar o estatuto, eleger o conselho e diretoria provisória, além de trocar experiências com cooperativistas de outras regiões e estados.

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, esteve na assembleia apoiando os envolvidos e anunciou que em sua gestão irá disponibilizar um barracão para a cooperativa. "A COAMI será essencial para o município, vai ajudar o pequeno, médio e grande agricultor. Vamos comprar em quantidade expressiva pagando menos e as vendas serão feitas com melhor preço. A Prefeitura vai fazer o que for possível para que a cooperativa esteja consolidada até o fim da gestão", afirmou Derbli.

A essência do cooperativismo entre os participantes se fez presente e todos estavam cientes do grande passo dado que irá beneficiar o município, bem como, da importância de persistir e estarem unidos, sabendo que os resultados virão com o passar do tempo.

Romildo Aksenen é agricultor há 60 anos e tem orgulho da profissão. Ele reconhece a importância da união neste setor. "A longo prazo a juventude terá bons resultados, o povo precisa participar e ir tirando essa monotonia. Devemos criar mais vínculos com a agricultura familiar e isso tudo vamos conseguir através da cooperativa, porque sozinho não vai a lugar nenhum", disse.

A COAMI deve organizar produtores de grãos, olericultores, fruticultores, apicultores, ervateiros, agropecuaristas de corte e de leite. O município tem em média oito mil produtores e a ideia é que a maioria participe da cooperativa.

Na assembleia de fundação foi eleito um conselho e diretoria provisória, na pessoa do presidente João Bonki Neto. O município tem 86 comunidades rurais que foram divididas em oito regiões e cada uma delas tem um representante no conselho.

A próxima reunião acontecerá em dezembro, somente com o conselho, o qual irá buscar um espaço junto ao Executivo, para instalar a sede da COAMI. Em março de 2023 será feita uma nova assembleia com todos os participantes, tendo toda a documentação necessária para começar a atuar.