Mutirões de exames e consultas e mais equipes de ESF vão reforçar atendimento na Saúde

 

Publicado em: 13/01/2023 11:55

Whatsapp

 

Com objetivo de planejar ações para 2023, o prefeito Jorge Derbli e a vice-prefeita Ieda Waydzik participaram de uma reunião com o setor administrativo da Secretaria Municipal de Saúde, na tarde de quinta-feira (12). Na pauta estavam as medidas que serão adotadas para agilizar e melhorar os atendimentos no setor.

De acordo com o prefeito, a ideia foi reunir os profissionais que atuam no dia-a-dia e conhecem a realidade e as principais necessidades da população. “Temos que nos colocar sempre no lugar daquele que precisa do atendimento, buscar a humanização. Vamos a curto prazo realizar mudanças para ofertar um serviço de mais qualidade”, explicou.

A vice-prefeita enfatizou que o objetivo sempre é melhorar o atendimento para os que procuram os serviços da Saúde, os quais tem grande demanda diária. “Buscamos com essa reunião identificar os problemas para solucioná-los. Hoje, ouvimos quem está diretamente envolvido e foi muito positivo”.

Entre as novidades, está a implantação, até março, de mais três equipes de Estratégia da Saúde da Família (ESF), sendo uma no bairro Fósforo e duas na Unidade de Saúde Ildefonso Zanetti, no centro da cidade. “Até o final do ano pretendemos aumentar essas equipes. A atenção primária é a base, e se bem feita, significa uma população mais saudável. Com esse trabalho queremos diminuir internamentos, encaminhamentos para especialistas pelos casos se tornarem mais graves”, acrescenta o secretário municipal de Saúde, João Almeida Junior.

Outra ação será a diminuição das filas de espera para consultas e exames, inclusive com realizações de mutirões e uso de telemedicina para situações em que não tenham especialistas disponíveis na região.

Almeida ainda comenta que a saúde da mulher vai ganhar atenção especial. Em março deve ser inaugurada a nova Clínica da Mulher, na região central da cidade, facilitando o acesso, e será lançado o programa Mãe Iratiense, voltado às gestantes.

Devido à alta demanda de serviços e para que todo o planejamento seja efetivado, a Prefeitura de Irati criou três cargos de direção para a Secretaria de Saúde, os quais foram aprovados pela Câmara de Vereadores e devem colaborar para haja mais agilidade e assertividade nas ações.

INFORMATIZAÇÃO – A Secretaria Municipal de Saúde passa por um processo de modernização. Todas as unidades estão sendo interligadas e passam a fazer parte de um sistema inovador, que em breve poderá ser acompanhado pelos usuários. Com essa medida, haverá maior agilidade e precisão nos atendimentos aos pacientes.

INVESTIMENTOS – De acordo com a lei, municípios brasileiros devem investir, no mínimo, 15% do orçamento em saúde. Em Irati, em 2022, o percentual ultrapassou 22%. Somente de recursos próprios foram mais de R$ 32 milhões, além de R$ 10 milhões de recursos vinculados, sendo um dos setores que mais recebe investimentos.

PRESENÇAS – Estiveram presentes na reunião os secretários de Fazenda, Juarez Miguel da Silva, de Administração e Recursos Humanos, Daniele Cavalli, de Planejamento, Newton Ribas. Também os servidores da Saúde e vereadores, José Renato Kffuri e Doutor João Henrique .

 

Informações e imagens: SECOM/Irati