Secretaria de Cultura e Turismo divulga cadastros para artistas e entidades

Publicado em: 18/01/2023 15:41

Cadastramento será necessário para participação em editais de captação de recursos

A Secretaria de Cultura e Turismo de Irati recomenda a todos os artistas, produtores(as) culturais, trabalhadores(as) da cultura e representantes de entidades do setor que façam sua inscrição em dois cadastros, um a nível de município e outro a nível de estado. Tratam-se de duas importantes ferramentas destinadas ao desenvolvimento e execução de políticas públicas na área da cultura.

CADASTRO MUNICIPAL

Trata-se do Cadastro de Integrantes e Grupos da Comunidade Cultural de Irati - Paraná, criado por meio da Lei Municipal nº 2909/2009, Artigo 6º. A inscrição dos artistas, agentes culturais, produtores de cultura e representantes de instituições ligadas ao setor cultural neste Cadastro permite que o município tenha uma percepção mais próxima da realidade sobre o cenário cultural iratiense, podendo, a partir destas informações, desenvolver ações e políticas públicas direcionadas de forma mais adequada às demandas da sociedade civil no que diz respeito à Cultura.

Salienta-se ainda que, em 2023, Irati poderá ser contemplada com recursos federais da Lei Aldir Blanc 2 e da Lei Paulo Gustavo. Para que os artistas ou entidades locais sejam contemplados(as) com estes investimentos, será necessário que estejam devidamente cadastrados junto ao município.

Para se inscrever, basta preencher um dos formulários a seguir, sendo um para pessoas físicas, e outro para entidades do setor cultural:

Link para Pessoas Físicas: https://forms.gle/KUEjtXPAEAx5jZg86

Link para representantes de Entidades: https://forms.gle/qTNikQnVmYfGxCpS7

CADASTRO ESTADUAL

Outra importante inscrição a ser feita é a adesão aos Sistemas de Informações Culturais do Estado do Paraná, o chamado "Cadastro SIC". Este portal é composto de um conjunto de sistemas negociais da cultura, interligados por uma base única de cadastros agrupados em categorias, que são comuns a todas as áreas e setores da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura.

Com a participação do maior número possível de produtores de arte e cultura de Irati no Cadastro SIC, o Governo do Estado do Paraná pode fazer um mapeamento fidedigno de quantos artistas e empresas do setor cultural temos em nosso município, bem como em quais áreas culturais cada um participa, tendo acesso a um levantamento do perfil da cultura em Irati, e, da mesma forma que ocorre no município, poder desenvolver ações e políticas públicas melhor direcionadas a este público.

Para se inscrever, basta clicar no link a seguir, inserir o CPF ou CNPJ, e preencher os dados necessários para o pré-cadastro, incluindo um endereço de e-mail.

Finalizado este pré-cadastro, será necessário verificar a caixa de entrada do e-mail informado para fazer uma confirmação e, a seguir, finalizar o cadastro com o preenchimento dos demais dados solicitados. Salienta-se que a inscrição no Cadastro SIC é obrigatória para poder participar e eventualmente receber recursos em diversos editais a nível estadual, como o Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Estado (PROFICE), o Memorial de Vivências, entre outros.