Irati terá castração gratuita de cães e gatos em março

Publicado em: 24/01/2023 11:52

CASTRAPET

O município de Irati terá castração gratuita de cães e gatos, nos dias 4 e 6 de março, no pavilhão do Parque Aquático. A castração acontece por meio do Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná), promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), com apoio da Prefeitura. O programa tem como objetivo buscar o controle populacional de cães e gatos e prevenção de zoonoses.
O secretário de Defesa Animal de Irati, Wagner Beida, explica a importância desta ação no município. "Além de todas as medidas que a Prefeitura está tomando, seja com os atendimentos e com as feiras de adoção responsável, teremos ainda a ajuda do Estado com este programa que vai castrar mais de 200 animais em dois dias. Será dado prioridade para os animais cujos donos não têm condições financeiras de pagar uma castração", informou.
De acordo com a Sedest este programa está no contexto da Saúde Única, que relaciona a saúde ambiental, animal e humana, conscientizando a população sobre a importância da castração na saúde dos animais, na prevenção de abandono (evitando ninhadas indesejáveis) e quanto à importância da vacinação, desvermifugação e visitas periódicas ao veterinário, bem como dicas de guarda responsável.
Em Irati, serão feitas mais de 200 castrações durante os dois dias. Podem ser castrados cães e gatos, machos ou fêmeas que tenham entre seis meses a sete anos de idade, dois animais por família. Sendo que as famílias devem ter renda máxima de até dois salários mínimos.

INCRIÇÕES
Para que o animal participe do programa CastraPet, o responsável deve fazer a inscrição, a partir do dia 30 de janeiro (próxima segunda-feira), somente na Secretaria de Defesa Animal de Irati, situada na Avenida Vicente Machado, 445 – Centro (antiga Agência do Trabalhador). As vagas são limitadas.
Documentos necessários para cadastro são RG, CPF, comprovante de endereço, comprovante de renda, ou cartão do Bolsa Família, ou Cadastro Único.