Saúde de Irati alerta sobre baixa procura pelas doses de reforço contra a Covid-19

 

Publicado em: 25/01/2023 15:09

Whatsapp

 

Mais de 700 doses de vacinas irão vencer nos próximos 20 dias. Imunização é essencial para permanecer o controle da pandemia

Devido à baixa procura pelas doses de reforço da vacina contra a Covid-19, a Secretaria de Saúde de Irati reforça a importância de estar com esquema completo, lembrando a população que o controle da doença se deu após o início da vacinação. Em Irati, ao todo, foram 224 óbitos durante a pandemia, além de internamentos e hospitais lotados, um cenário que preocupou o mundo todo. No Brasil, 696 mil pessoas perderam a vida em razão da Covid-19. 
"A vacina contra a doença era a nossa esperança, somente quando as pessoas foram vacinadas em grande escala a pandemia começou a ser controlada. No entanto, muitas pessoas não compreendem que hoje é necessário estar com o esquema de vacinação em dia, de acordo com sua idade, para estar de fato imunizado e podermos manter a pandemia controlada", explicou a enfermeira do setor de Epidemiologia, Denise Homiak.
A baixa procura pelas doses de reforço está em todas as idades. Nesta semana, a Secretaria de Saúde de Irati fez dois dias de vacinação exclusiva para crianças entre 3 e 11 anos, que receberam a primeira dose da CoronaVac, mas, apenas 10 crianças foram levadas pelos responsáveis na unidade Ildefonso Zanetti para receber o reforço.
"O que nos preocupa é que o Ministério da Saúde iniciará em breve a aplicação da dose de reforço para as crianças entre 5 e 11 anos, porém ela somente poderá ser aplicada 4 meses após a aplicação desta segunda dose", disse a enfermeira. 
Outro ponto a destacar é que o Ministério da Saúde irá encerrar em breve a distribuição da vacina do laboratório Butantan, "estamos apenas recebendo as doses para completar os esquemas já iniciados, portanto se os pais demorarem muito tempo para completar o esquema primário de Dose 1 e Dose 2, correm o risco de não conseguir dar continuidade no esquema vacinal de seus filhos posteriormente", complementa. 
A aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac continua enquanto houver estoque disponível, todas as segundas e terças-feiras no ambulatório Ildefonso Zanetti, e nas demais unidades de saúde, mediante agendamento prévio.
A Secretaria de Saúde também informa que próximos 20 dias, mais de 700 doses de vacina irão vencer, devido à baixa procura pela quarta dose da população acima de 18 anos. 
Confira como deve estar o esquema vacinal por idade:
- Crianças de 6 meses a 4 anos: 3 doses (Pfizer)
- Crianças de 3 a 11 anos: 2 doses (Butantan/CoronaVac)
- 5 a 11 anos: 2 doses (Pfizer)
- 12 a 17 anos: 2 doses + 1 Reforço
- Acima de 18 anos: 2 doses + 2 Reforços.
Os Reforços são aplicados sempre 4 meses após a Dose 2 ou o primeiro reforço. O cronograma de vacina está disponível em nosso site, na aba Covid-19.