Ambulatório Médico de Especialidades (AME) será construído em Irati

Publicado em: 25/01/2023 17:14

Para atendimento de todos os municípios que integram a 4ª Regional de Saúde foi autorizada a licitação para a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), em Irati. Na sede da Amcespar, na tarde de terça-feira (24), o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, anunciou o investimento de R$ 14,6 milhões para a obra.

O ambulatório prestará atendimento multiprofissional e regionalizado em parceria com os municípios para a realização de consultas e exames especializados de média complexidade.

A obra em Irati faz parte da modalidade AME Tipo II, que contempla cerca de 2,5 mil metros quadrados, com 22 consultórios e sete salas de exames cada. A capacidade de atendimento de até 12 mil consultas por mês. A construção será feita em um terreno do município, no Loteamento Pianaro.

O prefeito Jorge Derbli anunciou que a licitação será realizada no próximo dia 23 de fevereiro, dando agilidade ao processo. “Muitas pessoas que precisam vão utilizar o AME. É o resultado de um trabalho unido entre os prefeitos, com apoio dos deputados e do Governo do Estado. É uma grande conquista regional”, comentou.

Ao todo, o Governo do Estado anunciou um investimento de mais de R$ 203 milhões para a construção de dez Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME) no Paraná. “Os AMEs não representam apenas uma ampliação no acesso, mas uma afirmação da atuação do Governo do Estado em prol dos municípios. Estamos falando de um dos maiores projetos da Sesa, que irá colher frutos pelos próximos 30 anos”, destacou Beto Preto.

REGIONALIZAÇÃO – Durante a cerimônia, o Estado também formalizou um investimento de R$ 1,3 milhão para aquisição de equipamentos voltados à Saúde Bucal e Atenção Primária a Saúde. O Governo destinou também quase R$ 1 milhão para a renovação da frota de transporte sanitário dos nove municípios que integram a Regional de Saúde de Irati.

Outros R$ 700 mil foram repassados como incentivo financeiro para 15 instituições, conforme a Resolução Sesa n° 875/2022, que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A Santa Casa de Irati também recebeu novos equipamentos, que vão desde mobiliário até máquinas industriais. Ao todo, os recursos somam R$ 2,8 milhões para a entidade filantrópica.

PRESENÇAS – Participaram do evento o deputado federal Sandro Alex; os deputados estaduais Hussein Bakri (líder do Governo), Alexandre Curi e Rodrigo Estacho; o deputado estadual eleito Moacyr Fadel; os vereadores Hélio de Mello, Alcides Cezar Pinto, Teresinha Miranda Veres, Leomar Jacumasso, Dr. João Henrique, o presidente da Câmara José Ronaldo Ferreira, além de prefeitos e lideranças da região.

Informações: SECOM/Irati e AEN