Trabalho realizado com a população indígena em Irati se torna referência

Publicado em: 03/02/2023 10:28

Irati é um dos municípios paranaenses que possui Casa de Passagem Indígena. O trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social tem se tornado referência para outras cidades. Na última semana, equipes da Prefeitura de Guarapuava vieram a Irati conhecer de perto as ações.

A apresentação foi realizada pela coordenadora da Casa de Passagem Indígena - Alessandra Colessel. Para Sybil Dietrich, secretária de Assistência Social, esse reconhecimento do trabalho com a população indígena indica que as ações estão dando certo, ganhando relevância em âmbito estadual.

A Casa de Passagem Indígena de Irati é um serviço tipificado na política de assistência social como de alta complexidade, com a proposta de ofertar proteção integral aos indígenas em trânsito no município para a venda de seus artesanatos. O acolhimento é provisório e assegura condições de dignidade a esta população. A Casa tem a capacidade para acolher 20 pessoas, em uma estrutura que conta com área total de 153,13 metros quadrados, com três quartos, sala, cozinha, copa e dois banheiros.

Ainda, em Irati, são realizadas reuniões semanais com os indígenas, além de comercialização e exposição dos artesanatos na Feira Agroecológica da Unicentro.

Vieram a Irati conhecer esse trabalho representantes da Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Fundação Proteger, equipamentos da assistência social, Secretaria Municipal de Cultura, Câmara de Vereadores de Guarapuava e a Secretaria Municipal de Comunicação Social.