Desde o início da pandemia, Irati confirmou mais de 20 mil casos e Saúde reforça importância da vacinação

Publicado em: 15/03/2023 14:09

Há aproximadamente três anos o mundo enfrentava um dos maiores desafios da história recente, a Covid-19. Assim como todo o planeta, Irati sofreu diretamente o impacto da pandemia. Nesta segunda-feira (14), o município chegou à marca de 20 mil casos registrados desde o início da pandemia. O número não é maior pelo resultado da imunização realizado por meio de vacinação, que continua no Município e é de fundamental importância para controle da propagação do vírus.
“É fato que a pandemia somente foi controlada depois do avanço da vacinação em massa, como aconteceu, o que não podemos é baixar a guarda nesse momento, pois o vírus continua em nosso meio, sofrendo mutações e criando novas cepas, que por sua vez, em quantidade muito menor, mas ainda ceifando vidas ao nosso redor. Portanto, que cada um faça sua parte, mantendo atualizados os esquemas vacinais, é a prova de amor ao próximo que a humanidade precisa nesse momento.” Destaca a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Denise Homiak.
Desde a aplicação da primeira vacina até agora, o Paraná registrou mais de 29 milhões de doses utilizadas no público acima de seis meses. Em Irati, mais de 152.500 doses foram aplicadas. Para se chegar a esse número, foram utilizados quatro imunizantes diferentes, destinados para várias faixas etárias estabelecidas.
No último dia 28 de fevereiro, Irati deu um novo passo no combate ao coronavírus e iniciou mais uma etapa de vacinação com a dose bivalente. As doses bivalentes podem ser consideradas uma segunda geração do imunizante, ou seja, são aquelas que possuem em sua composição a cepa original e subvariantes. No caso desta vacina, a bivalente protege também da variante Ômicron, atualmente predominante no mundo.
Neste momento estão sendo contempladas pessoas com mais de 60 anos e imunocomprometidos a partir dos 12 anos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, para receber a dose da vacina bivalente o paciente deve ter completado o esquema vacinal primário com as duas doses, sendo que a última deve ter sido aplicada há no mínimo quatro meses. Todos os que se enquadrem nos critérios de vacinação devem procurar a unidade de saúde de referência, portando Carteirinha de Vacinação, CPF e/ou Cartão SUS.

Com informações, Secom e Agência Estadual de Notícias.