Escola Matilde Araújo do Nascimento recebe nova máquina de escrever em braile e avança na inclusão

Publicado em: 24/03/2023 15:24

O município de Irati segue investindo na Educação e na inclusão nas escolas. Na manhã de quinta-feira (23), ocorreu a entrega de uma máquina de escrever em braile na Escola Municipal Matilde Araújo do Nascimento, única da região capacitada no atendimento aos portadores de necessidades Educativas Especiais na área de Deficiência Visual e Auditiva. Essa aquisição representa um avanço, proporcionando mais inclusão e possibilitando a escrita para alunos com deficiência visual.
“Esta é mais uma vitória para a Educação. A aquisição da máquina de braile não vai apenas atender as necessidades de Irati, mas também as crianças da região que são atendidas aqui, pois a Escola Matilde Araújo do Nascimento é a única instituição capacitada para fazer um atendimento especializado”, destaca a Secretária de Educação, Jandira Girardi.
A escola tem sido referência na cidade e na região desde que assumiu os atendimentos, em 2012, e passou a oferecer o ensino para crianças com deficiência visual. Fernanda Gorte é de Teixeira Soares, mas tem seu filho, Bernardo, matriculado na escola de Irati. Segundo ela, o atendimento pela escola tem sido primordial para o aprendizado do pequeno. “Não é fácil sair em viagem com uma criança que além de ter a cegueira possui autismo. Mas, Irati nos abriu as portas e recebeu com muito amor e carinho. Ele ama a professora e as aulas, para mim como mãe tem sido maravilhoso”, conta.
Fernanda destaca a importância que o equipamento tem para o ensino das crianças e adolescentes com deficiência visual, “essa máquina é pequena, mas representa um grande sonho e uma grande vida que eles têm pela frente. Ela vai ser muito útil”, acrescenta a mãe.
Na escola, a professora responsável pela sala de recursos faz regularmente testes de acuidade visual (Teste de Snellen) em todos os alunos atendidos e, se necessário, é oferecido, consultas especializadas na cidade de Ponta Grossa com oftalmologista, onde a Prefeitura de Irati disponibiliza transporte para a viagem dos alunos e acompanhantes.
O prefeito Jorge Derbli esteve presente na escola e ressalta o trabalho realizado na instituição. “A escola tem feito um trabalho excepcional no atendimento às crianças. Essa máquina vai agregar muito no aprendizado dos alunos e a nossa gestão seguirá realizando investimentos na educação e inclusão”, destaca o prefeito.
Além da máquina, a professora utiliza na alfabetização em braile de alunos cegos, cela, punção, percepção tátil, prancheta com reglete para escrita e bengala para a mobilidade social. Já para os alunos com baixa visão, são utilizados cadernos com linhas escurecidas, caneta ou hidrocor para reforçar as linhas das páginas, tornando a escrita mais fácil, textos em fonte ampliada e lupa/régua, visando diariamente a autonomia dos alunos. “Essa máquina representa para nossos alunos um lápis e uma caneta, fundamental para eles aprenderem a escrever. É um novo passo na educação especial de Irati”, destaca a professa Matilde Roik, responsável pelo ensino especial na escola.