Morango é uma das alternativas na diversificação de propriedades de Irati

Publicado em: 30/03/2023 17:02

A produção de morango tem sido uma das alternativas para diversificação da agricultura, em Irati. Com colheita durante todo o ano, pois se planta em estufas, é garantia de renda durante todos os meses. Segundo dados da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, o município já produz uma média de 75 mil quilos por ano.

O secretário de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski, conta que a produção é comercializada na própria região e que há falta do produto, que é vendido em mercados, panificadoras e até de porta em porta. “É uma cultura que está em expansão. Hoje, temos aproximadamente 10 produtores, com 25 estufas. Mas, acreditamos que esse número deve aumentar”.

O engenheiro agrônomo da Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Antônio Sidnei Martins, explica que em Irati são trabalhadas com duas variedades: Albion e San Andres. “São aquelas que podem ser produzidas durante o ano todo, cultivadas em ambiente protegido, em que o agricultor trabalha em pé, não tendo mais a necessidade de ficar abaixado, o que melhora as condições durante a atividade agrícola”, explica.

No mês de março, para aprimorar os conhecimentos sobre a produção, aconteceu o Curso de Morangueiro: Cultivo em Substrato, através de uma parceria entre o SENAR-PR, Sindicato Rural de Irati e Secretaria Municipal Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar. O evento aconteceu em Cadeado Grande, com a participação de 15 agricultores da comunidade e, também, Cadeado Santana e Palmital.

O último dia de curso foi finalizado com aula pratica, na propriedade de José Mauricio Henke, na Vila Rural de Irati. Os temas abordados foram cultivo protegido, variedades, implantação, manejo da cultura, tratamentos fitossanitários, colheita e comercialização. O curso foi ministrado pelo engenheiro agrônomo, Luis Sérgio Krepki, instrutor do SENAR-PR.