Através de convênio, presos irão produzir blocos de concreto para construir casas em Irati

Publicado em: 03/04/2023 15:56

Um convênio entre o Conselho da Comunidade, Departamento de Polícia Penal (DEPPEN) e Prefeitura busca a implantação de um projeto para produção de blocos de concreto e pavers, utilizando a mão-de-obra de presos da cadeia pública de Irati. A aplicação da produção será em espaços públicos e para a construção de moradias para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Recentemente, a vice-prefeita Ieda Waydzik, acompanhada por técnicos, visitou a Penitenciária Estadual de Guarapuava (PEG) – Unidade de Progressão, onde um trabalho similar é realizado com sucesso. Segundo ela, a visita foi muito positiva, uma vez que tiveram a oportunidade de ver de perto o desenvolvimento dos projetos. “Além da oportunidade de redução de pena, os envolvidos no projeto podem ajudar suas famílias com os valores recebidos pela atividade laboral e conseguem ter outra perspectiva de vida”, ressalta.

Em Irati, a iniciativa a ser implantada vai contar com a parceria entre o Conselho da Comunidade, que irá disponibilizar a máquina para produção dos blocos de concreto e pavers, o Município com o fornecimento da matéria prima e o DEPPEN com a mão-de-obra. Ainda, a gestão municipal vai disponibilizar um espaço adequado para a produção no Condomínio Industrial da BR-277.

De acordo com a vice-prefeita Ieda, a ideia é utilizar o material produzido em reformas e construções de casas para famílias em situação de vulnerabilidade social, além de aplicar em espaços públicos, como escolas e praças. “A Secretaria de Habitação tem uma grande demanda, assim como outros setores, e essa produção vai nos ajudar muito”, explica.

Segundo o secretário municipal de Habitação, Roberto Cequinel, há diversas famílias aguardando casas, em Irati. Hoje, o Município realiza atendimentos emergenciais, com reformas e até construções de casas, reutilizando materiais. “Além desse convênio para a produção de blocos de concreto e pavers, também vamos conseguir utilizar a mão-de-obra disponibilizada pelo DEPPEN para as construções e reparos. Para o Município são iniciativas muito importantes e aguardadas”, explica.

Atualmente, a Secretaria de Habitação já utiliza a mão-de-obra de pessoas que cometeram algum tipo de delito, considerado brando, e por ordem judicial devem prestar serviços comunitários. No ano passado, foi assinado um convênio entre a Prefeitura e Conselho da Comunidade, oficializando a parceria com o programa de Penas e Medidas Alternativas.

Além da habitação, os serviços são prestados em espaços públicos, como, escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Unidades Básicas de Saúde (UBS), cemitérios e outros. Cada setor que recebe os prestadores de serviço dispõe de um supervisor que acompanha, fazendo a fiscalização quanto ao cumprimento do trabalho e número de horas.

LIMPEZA – Desde a semana passada, Através de um convênio realizado entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP), Departamento de Polícia Penitenciária (DEPPEN) e Prefeitura, iniciou o trabalho de limpeza de espaços públicos municipais, utilizando a mão-de-obra de presos da cadeia pública de Irati. O trabalho, além de promover a reinserção social, através de atividades laborais, também ajuda a manter a cidade limpa.

Inicialmente, em fase experimental, as atividades são desempenhadas por cinco presos, mas será possível integrar à iniciativa até 40.