Irati recebe o espetáculo "Flamenco Para Todos" nos dias 12 e 13 de maio

 

Publicado em: 25/04/2023 15:35

Whatsapp

 

Nos dias 12 e 13 de maio, a partir das 19h30, o Centro Cultural Clube do Comércio, em Irati, será o palco de encontro para celebrar a cultura espanhola. Com a direção assinada por Sandro Tueros, o espetáculo "Flamenco Para Todos" reúne poemas do escritor espanhol Federico García Lorca (1898-1936), onde poesia, música e dança flamenca se encontram e fazem fusão rítmica e dramaturga. A partir das obras "El Romancero Gitano" (1928) e "Poemas Del Cante Jondo" (1931), os poemas românticos interpretados em cena originalmente em espanhol e legendados em português, propõem ao público uma viagem sensorial entre sotaques, tradição, música e também à sensualidade da dança flamenca. Como se trata de um projeto subsidiado com recursos do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Estado (PROFICE) do Paraná, a entrada é gratuita e aberta ao público em geral. 

Em "Flamenco Para Todos", o espetáculo conta em seu elenco com duas "bailaoras" - como são chamadas as bailarinas de flamenco - Cris Macedo e Tânia Moruna, e com o músico Alexandre Brown Palma, nome artístico Alê Palma, compositor da trilha sonora original. Acompanhado pelo violão flamenco, Palma executa todas as músicas ao vivo, unindo a construção melódica pelo ritmo do "Taconeo" - como é chamado originalmente o sapateado flamenco. "La Guitarra", "El Silencio", "Encuentro", "La Casada Infiel" são algumas das poesias responsáveis em promover a aproximação do público com a rica cultura literária espanhola de Lorca. Os espetáculos contam com acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

OFICINA
Além das apresentações, também será ministrada no dia 13/05, um sábado, a partir das 14h, - na Pracinha da Cultura Valmir Ferreira (antiga Praça CEU, localizada à Avenida Carlito Ernesto Barby, S/N, no Conjunto Joaquim Zarpelon) - uma oficina sobre a relação poética de Lorca e a cultura flamenca, também gratuita. A oficina "Cruzamentos entre o Flamenco e Garcia Lorca: contribuições para a literatura" é destinada para professores, estudantes e público em geral. O elenco do espetáculo apresenta a relação histórica do flamenco e a influência do poeta e dramaturgo Federico García Lorca, tanto em âmbito teatral quanto literário. 

A oficina híbrida, entre teoria e prática, demonstra a contribuição do flamenco e a disseminação da cultura espanhola ao redor do mundo, e propicia ao público a noção sobre as características identitárias da música latina. As oficinas serão ministradas pela dançarina e pesquisadora da cultura flamenca, Tânia Moura, e pelo músico flamenco Alexandre Brown Palma, que é mestre em musicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Inscrições na Oficina podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/3n1Fjs2

SANDRO TUEROS
Natural da cidade de Lima, capital do Peru, Sandro Tueros iniciou seu trabalho artístico aos 17 anos de idade, a partir do curso de arte dramática pelo Club de Teatro de Lima. Radicado no Brasil, desde 1995 atua como ator, diretor e produtor teatral. Entre os destaques de sua trajetória nacional, em filmes, atuou em "O Mirador" (2018) de Bruno Costa e estrelou as séries "Contracapa" (2017) e "Colônia Cecília" (2012). Em TV aberta, integrou o elenco da série "O Caçador" (2014) com direção geral de José Alvarenga e produção da Rede Globo de Televisão. 

Dos palcos, "Palavra Flamenca" (2015), “Norman, Comedor de Livros” (2015), “O Príncipe e a Aviadora” (2019) e "Flamenco Para Todos" (2022/2023), são alguns dos principais destaques como diretor. Ao longo de três anos, também foi ator associado e produtor da Companhia de Teatro Sia Santa, em Campinas - SP. É graduado em Artes Cênicas - Bacharelado - Direção Teatral pela Faculdade de Artes do Paraná (2004) e com pós graduação, pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Língua e Literatura Espanhola (2011). Há mais de dez anos, Sandro é o responsável pela ST Produções Teatrais, produtora com sede em Curitiba, responsável pela realização de diversos projetos em todo o país.