Pequenos produtores recebem equipamentos para fomento da bacia leiteira

Publicado em: 08/05/2023 10:35

Mais uma entrega de equipamentos agrícolas aconteceu na área rural de Irati. Na última sexta-feira (05), produtores que integram a Cooperativa Girassol, localizada no Distrito de Gonçalves Junior, receberam um conjunto de máquinas agrícolas, através de investimento que ultrapassa R$ 600 mil, conquistado junto ao Governo do Estado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Ademar Traiano, contando com contrapartida do Município.

Foram entregues aos produtores uma carreta basculante, uma colhedora de forragem, um conjunto de fenação, um ancinho enleirador e espalhador, uma enfardadeira, uma segadeira de tambor e um trator. “Agradeço ao vereador Vilson Karas que solicitou ao deputado Traiano esses equipamentos e foi prontamente atendido. Temos certeza que serão bem utilizados pela Cooperativa Girassol”, comenta o prefeito de Irati, Jorge Derbli.

De acordo com o secretário municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski, na região do Distrito de Gonçalves Junior se concentra a maioria dos produtores de leite de Irati. “A Cooperativa Girassol vai fazer a gestão dessas máquinas que vão atender os pequenos produtores. De 2017 para cá triplicou a produção de leite do Município, que é uma atividade que cresce e precisa ser incentivada”, destaca.

Atualmente, em Irati, nove empresas compram leite dos produtores e o objetivo é aumentar esse mercado. “É rentável ao produtor, que consegue conciliar com outras atividades em sua propriedade”, completa Gnatkowski.

O administrador da Cooperativa Girassol, padre Gregório Filakoski, explica que produzem ração e derivados, comercializando primeiramente aos cooperados e também à comunidade. “A maioria dos nossos produtores não têm condições de adquirir máquinas como essas que foram entregues. Com esses equipamentos a expectativa é aumentar a produção e os lucros, com certeza vem somar para o crescimento da nossa Cooperativa”.

A Cooperativa Girassol conta com 34 associados e produz, em média, 3 mil quilos de ração por semana, além de aproximadamente 4 mil quilos de quirera.

PRESENÇAS – Participaram do evento os vereadores Wilson Karas, Vera Gabardo, Leomar Jacumasso, Terezinha Miranda Veres e o presidente da Câmara, José Ronaldo Ferreira. Também o presidente da Cooperativa Girassol, Marcio Karas e representantes do Governo do Estado.