Projeto de conservação da água atende propriedade em Campina Branca do Itapará

 

Publicado em: 06/06/2023 09:57

Whatsapp

 

A Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar desenvolve em Irati um projeto de conservação da água em propriedades rurais, através da proteção de fontes. Desta vez, o trabalho ocorreu em uma propriedade de Campina Branca do Itapará.

Segundo o técnico responsável, Alessandro Trybek, o objetivo da ação é melhorar a fonte de captação para o produtor, buscando a elevação da qualidade de água para o consumo humano, além de conservar o fluxo natural dentro da bacia hidrográfica. “É garantir a preservação da vida de todo o ecossistema existente”, ressalta.

A proteção de fonte realizada nesta semana, em uma nascente afluente do Rio dos Patos, aconteceu na propriedade dos agricultores Nestor Tadra e Basílio Tadra. Além do trabalho desenvolvido pelo técnico da Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, também participaram estagiários, que são alunos do 3º ano do Curso Técnico em Florestas, do Centro Estadual Florestal de Educação Profissional Presidente Costa e Silva, Lyncon Kuller, Daniel Sinhori e Lucas Stela Eid.

A equipe executou projeto e prestou todas as orientações quanto à manutenção da nascente protegida, que é realizada com rochas e pedras rachão, canos de PVC, terra argilosa, cimento e uma caixa de água. Os materiais foram fornecidos pelos proprietários.

Mais informações sobre esse trabalho desenvolvido através da Prefeitura de Irati podem ser obtidas através do telefone (42) 3132-6174.