Grande público participa de baile promovido para população idosa de Irati

Publicado em: 03/07/2023 17:08 | Fonte/Agência: Grande público participa de baile promovido para população idosa de Irati

Na tarde de domingo (02), a Prefeitura de Irati, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu o Baile do Namorico, voltado a população com mais de 60 anos. O evento faz parte do trabalho realizado com os idosos no município, o qual é reconhecido em âmbito estadual. Mais de 600 pessoas estiveram presentes no Centro de Eventos do CT Willy Laars.

A animação do baile foi por conta da banda iratiense Santo Fole. Estiveram presentes o prefeito Jorge Derbli e a vice-prefeita, Ieda Waydzik. O evento faz parte do calendário de aniversário de 116 anos de Irati.
“O Baile do Namorico foi um sucesso, superando as expectativas de público para o evento. Foi um momento único, que proporcionou interação social, descontração,  lazer e muita dança, que são pontos importantíssimos para qualidade de vida da nossa população 60+”, destaca a secretária municipal de Assistência Social, Sybil Dietrich.

AVANÇOS - A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Departamento e Política da Pessoa Idosa, oferta diversas atividades para as pessoas acima de 60 anos, em Irati. Entre elas, oficinas de caminhada e alongamento, artesanato, yoga e relaxamento, práticas corporais, bingo, cinema e eventos pontuais, como viagens. O trabalho também é voltado à promoção dos direitos dos idosos, com campanhas de conscientização.

Entre os serviços prestados pelo departamento estão o mapeamento e diagnóstico da população idosa, disque apoio (marcação de consulta médica, retirada de medicamentos, realização de compras em farmácias e supermercados) e, ainda, o serviço de escuta, feito em parceria com o curso de Psicologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Também são realizados atendimentos individualizados, visitas domiciliares e encaminhamentos a serviços públicos, como de saúde e assistência.

Atualmente, por mês, são atendidos aproximadamente 180 idosos.

CIDADE AMIGA DO IDOSO - Irati, em 2022, recebeu o reconhecimento de Cidade Amiga do Idoso, uma ação conjunta da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), que visa incentivar a promoção de políticas públicas e a participação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O programa tem como principal objetivo incentivar os municípios a adotarem medidas para um envelhecimento saudável.

COMPLEXO SOCIAL CIDADE DO IDOSO – Está em fase de conclusão o Complexo Social Cidade do Idoso, com objetivo de proporcionar atendimento regionalizado, integrando os 10 municípios da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar). O projeto é uma parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Irati.

No espaço, que está sendo construído no CT Willy Laars, serão ofertadas atividades físicas, atenção à saúde, letramento, aulas de informática, dança, música, além de integração social e cultural.