Caranava Paraná Unido pelas Mulheres reúne municípios da Amcespar e Amsulpar em Irati

Publicado em: 06/07/2023 18:47

Nesta quinta-feira (06), na Associação dos Servidores Públicos Municipais de Irati, aconteceu o 5º episódio da Caranava Paraná Unido pelas Mulheres. A promoção foi do Governo do Paraná, através da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), em parceria com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Participaram representantes das cidades que integram a Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar) e da Associação dos Municípios do Sul Paranaense (Amsulpar).

O objetivo da caravana foi auxiliar as administrações municipais a montarem estruturas de gestão com foco nas políticas públicas para mulheres. O programa vai percorrer diversas regiões do Estado.

De acordo com a secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, a caravana trouxe aos municípios participantes um novo modelo de sistema de governança. Ela explica que o governador Ratinho Junior, além da Semipi, criou o Fundo Estadual dos Direitos das Mulheres. “Aqui em Irati mobilizamos as lideranças, buscamos sensibilizar os gestores, para que instituam órgãos com competência técnica e jurídica para acessar os programas do Estado, receber recursos e promover políticas de promoção das nossas meninas e mulheres, que precisam de oportunidades e incentivo”, comenta.

Na oportunidade, o prefeito de Irati e presidente da Amcespar, Jorge Derbli, destacou o trabalho que o município já desempenha na proteção, acolhimento e promoção das mulheres. “Dentro da nossa gestão buscamos a igualdade de direitos entre todos. Entendemos a importância de políticas públicas eficientes e aproveito a oportunidade para anunciar que vamos encaminhar para a Câmara de Vereadores o projeto para instituir em Irati uma secretaria voltada à mulher”.

Derbli ainda ressaltou que Irati conta com a Patrulha Maria da Penha, que atende e acompanha vítimas de violência doméstica. Ainda, o município tem uma casa de apoio, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social, para acolhimento de mulheres que estão em risco por alguma situação de violência e tem como finalidade prestar apoio e proteção a elas em sua integralidade.

Em Irati, aparatos fundamentais para a promoção de políticas públicas e captação de recursos já funcionam, como o Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres e o Fundo Municipal de Políticas para as Mulheres.

A vice-prefeita, Ieda Waydzik, ressaltou a importância do apoio do Estado para a construção de ações efetivas para as mulheres. “É uma questão de equilíbrio, que envolve famílias. Precisamos dessa construção, de uma sociedade mais justa com as mulheres, sem violência e com mais oportunidades para elas. Essa é uma luta de todos nós”, enfatiza.

Também participou do evento o deputado estadual Artagão Junior, que destacou a  iniciativa do Governo do Estado junto aos municípios. “É somente com organização, como está acontecendo aqui, que podemos caminhar para frente, em um mesmo objetivo. Tenho certeza que teremos bons resultados que vão se concretizar em políticas públicas para as mulheres de todo o Paraná”.