Sandro Alex entrega carro para programa Leite das Crianças em Irati

Publicado em: 20/07/2023 14:00

Na tarde de quarta-feira (19), foi realizada em Irati a entrega de um veículo para a Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, que atente o programa Leite das Crianças no município. O veículo foi conquistado através do deputado federal e secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, autor da emenda parlamentar. A entrega ocorreu no CT Willy Laars.

Segundo o secretário de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski, o veículo chega para facilitar e qualificar o trabalho desenvolvido. “Tínhamos um veículo com bastante uso e esse novo vai melhorar as condições de trabalho. Agradecemos ao deputado Sandro Alex por nos ajudar a atender as famílias que fazem parte do programa”, destaca.

Danuta das Graças Less, coordenadora do Programa Leite das crianças em Irati, conta que atualmente são entregues aproximadamente 20 mil litros/mês e que esse novo veículo atenderá uma demanda, principalmente pelas pessoas que moram distantes dos pontos de entrega nas escolas do Estado. Neste caso, o município assume a entrega e destina às escolas municipais ou associações mais próximas aos beneficiários do programa.  “Esse carro vai ser de grande ajuda, pois beneficiará a região do Camacuã, Riozinho, Pinho de Baixo, Pinho de Cima e Caratuva, que recebem cerca de 1200 litros/mês através do programa”, conta.

O prefeito Jorge Derbli frisou que o novo veículo dará o suporte necessário na operação desse importante programa, que leva além de saúde e nutrição às crianças, a esperança às mães que não tem condição de arcar com os custos do leite para a alimentação dos seus filhos. “Esse carro leva saúde para as crianças. Isso vai muito além do valor desse veículo, mas é o benefício que ele leva a muitas mães que não tem recursos para adquirir leite”, aponta.

Sandro Alex, responsável pela emenda que possibilitou a compra do carro, contou que está muito feliz em possibilitar essa entrega, que estará atendendo mais de 60 crianças, em seis localidades do município. “Estamos felizes em poder entregar esse automóvel que fará parte desse programa incrível, que aqui na cidade de Irati tem um alcance magnifico. Estamos fornecendo os meios para que eles possam atender os objetivos”, aponta.

Programa Leite das Crianças

O programa foi estruturado como auxiliar no combate à desnutrição infantil, por meio da distribuição gratuita e diária de um litro de leite a crianças de seis a 36 meses, pertencentes a famílias cuja renda por pessoa não ultrapasse meio salário mínimo regional. O programa também é um incentivador da produção e garantia de compra de leite, particularmente de produtores familiares.

Em Irati, atualmente, são distribuídos cerca de 20 mil litros por mês, para famílias cadastradas junto ao Estado. As entregas acontecem diariamente em escolas estaduais. Em caso da família beneficiaria residir distante de um dos pontos de entrega, o município assume a responsabilidade da entrega e abre pontos de distribuição também em escolas municipais.

PRESENÇAS – Acompanharam a entrega do veículo a vice-prefeita, Ieda Waydzik, o presidente da Câmara José Ronaldo Ferreira, os vereadores Terezinha Miranda Veres, Alcides Cézar Pinto e Leomar Jacumasso.