Projeto de eficiência energética vai substituir mais de 850 lâmpadas em Irati

Publicado em: 08/08/2023 16:25

Para melhorar a qualidade da iluminação pública foi assinada a ordem de serviço para o início de um projeto de eficiência energética, que será realizado com investimento integral da Copel. Irati é um dos cinco municípios do Paraná que foram selecionados. Ao total, 29 ruas serão contempladas com a substituição de mais de 850 lâmpadas.

O município foi selecionado através de uma chamada pública. Por meio de um diagnóstico de consumo foi feita a seleção das ruas que serão contempladas. “Eficiência energética é apresentar a maior possibilidade de economia. Então, foram escolhidas as ruas com maior consumo, que têm lâmpadas de 400w, de vapor de sódio, as quais serão substituídas por luminárias de LED, de 186w, gerando economia de mais de 50%”, explica o secretário municipal de Saúde, João Almeida Junior, que na época em que o município foi contemplado atuava na Secretaria de Tecnologia, Inovação e Planejamento

A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Jorge Derbli na quinta-feira (03) e a empresa tem até 30 dias para dar início. As novas lâmpadas ajudam a reduzir o consumo de energia elétrica e conferem maior segurança para a população, além contribuir para preservar o meio ambiente. “De 86 municípios ficamos em 4º lugar, sendo agraciados com esse projeto custeado integralmente pela Copel e que vai melhorar a iluminação pública de Irati”, comenta Derbli.

A empresa vencedora do processo é a Trajeto Energia e o investimento será de aproximadamente R$ 900 mil.

RUAS CONTEMPLADAS – Alameda Virgílio Moreira, Rua Fioravante Slavieiro, Rua Antônio Budel, Rua Edgar Távora, Rua Antônio Lopes, Rua Coronel Sabóia, Rua dos Operários, Rua da Liberdade, Rua 7 de Setembro, Rua Coronel Grácia, Rua Ladislau Obrzut, Rua Ladislau Griczinski, Rua Padre José Pires, Rua Coronel Pires, Rua Cesário Fortes, Avenida Perimetral João Stoklos, Avenida Vicente Machado, Rua Camacuã, Rua Lino Esculápio (Centro e Rio Bonito), Rua Zeferino Bittencourt, Rua Expedicionário José de Lima, Rua Doutor Correia, Rua Nossa Senhora de Fátima, Rua Antônio Cavalin, Rua Trajano Grácia, Rua 19 de Dezembro, Rua Abílio Carvalho Bastos, Rua Presidente Getúlio Vargas, Rua Professor Victor do Amaral e Rua Irmã Silva.

PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA – Além da substituição de lâmpadas que será realizada por meio da Copel, ainda, através do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (Conder) é elaborado um projeto para uma Parceria Público-Privada para a modernização e melhoria na qualidade da iluminação pública de oito municípios que fazem parte da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar). Irati integra a iniciativa, que visa a implantação de tecnologia de ponta, a qual deve beneficiar moradores das áreas urbana e rural.

A Parceria Público-Privada prevê a substituição de 100% dos pontos de iluminação pública, incluindo o atendimento de demanda reprimida, além de maior eficiência operacional. A modernização também vai proporcionar ganhos de eficiência energética e sustentabilidade ambiental.

As mais de 800 lâmpadas que serão colocadas através do projeto da Copel não serão substituídas pela iniciativa desenvolvida através do Conder, pois já terão a qualidade e eficiência necessárias.