Irati trabalha por novos projetos para o esporte e turismo

Publicado em: 29/08/2023 17:27

A administração municipal está trabalhando para viabilizar novos projetos para Irati, entre eles, para as áreas de esporte e turismo. Para viabilizar apoio e recursos financeiros, na última sexta-feira (25), a prefeita em exercício, Ieda Waydzik, recebeu na Prefeitura a deputada federal e secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte.

Uma das solicitações foi realizada pelo secretário de Esportes e Lazer, André Demczuk. Ele pediu apoio para a construção de um Centro de Convivência Esportivo, que deverá ser construído ao lado do Ginásio de Esportes Agostinho Zarpellon Junior (Batatão). O projeto conta com refeitório, cozinha, pavilhão, sala de reuniões, lavanderia e na parte superior alojamentos, com quartos, salas, cozinha, espaço a ser disponibilizado por equipes de fora e atletas que representam Irati.

O Centro de Convivência Esportivo está orçado em R$ 1,5 milhão. “Esse espaço queremos também utilizar para os nossos projetos de artes marciais. É uma obra necessária e aguardada pelos esportistas”, explica o secretário, que estava acompanhado por representantes de diversas modalidades.

Outra solicitação foi pela construção de um “Marco Zero”, onde se originou a comunidade local. Segundo o historiador José Maria Orreda, Irati era a denominação de onde hoje é a Vila São João, a região central da antiga Covalzinho. Naquela região se instalaram as primeiras famílias que se fixaram em Iraty, depois Irati Velho e atualmente Vila São João.

O projeto foi uma reivindicação do Conselho de Turismo e da Secretaria de Cultura e Turismo, elaborado e doado pelo engenheiro civil Dagoberto Waydzik. O Marco Zero deve ser construído no Parque da Vila São João, ampliando as características turísticas do espaço.

Também foi solicitado a deputada federal e secretária de Estado apoio em iniciativas que preveem geração de empregos, além do reforço na área de segurança pública.

"Sempre é bom vir a Irati, onde os projetos apresentados são de importância em todas as áreas e certamente, a pedido da prefeita Ieda, iremos procurar atender essas reivindicações”, disse Leandre. A prefeita em exercício agradeceu o apoio para os novos projetos. “São obras significativas para nosso município, em áreas que também devem ser atendidas, enriquecendo o nosso esporte, cultura e turismo”, reforçou Ieda.