Irati conquista o selo Susaf e pode ampliar mercado de produtos de origem animal

Publicado em: 27/10/2023 18:55

O setor agropecuário de Irati teve um grande avanço. Durante a Assembleia Itinerante, promovida pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na 2ª ExpoIrati, na noite de quinta-feira (26), o secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, entregou ao município de Irati a certificação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Susaf/PR). Com isso, Irati poderá credenciar agroindústrias que respeitem as normas do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) para comercializarem seus produtos em todo território estadual.

O prefeito Jorge Derbli comemorou a conquista e destacou a qualidade dos produtos do município. Segundo ele, alguns produtores já estão se adequando para conquistar o Susaf, e a expectativa é que outros também sigam o exemplo. “Temos muitas pequenas agroindústrias que contam com o serviço de inspeção municipal, trabalham dentro das normas sanitárias, mas não podem vender fora de Irati. Foi um trabalho árduo do setor de agricultura do município e hoje, felizmente, conquistamos a sonhada certificação”.

Ortigara destacou que boas práticas de produção e atendimento aos requisitos de qualidade são capazes de potencializar a economia regional. "O Susaf representa uma oportunidade de crescer sem limites. As agroindústrias podem ir mais longe e com mais velocidade. Isso fará bem para a economia", disse.

De acordo com o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Martins, os municípios que quiserem aderir ao Susaf precisam de um Sistema de Inspeção Municipal (SIM) atuante e bem estruturado. "O Susaf é um programa fundamental para o Estado, pois simplifica e expande a comercialização de produtos agroindustriais".

O secretário municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski, explica que o município está adequado com espaço, três médicos veterinários, lei, equipamentos e capacitação. “Agora vem a segunda etapa, fazer com que as empresas se adaptem a lei e as exigências para ter o selo Susaf. Dessa forma vão ampliar o comércio, que até então é local, para um universo de 11 milhões de consumidores, que é a população do Paraná”, explica.

Os estabelecimentos interessados em obter o selo do Susaf-PR devem seguir os programas de autocontrole, como limpeza, desinfecção e higiene, hábitos higiênicos e saúde dos manipuladores. Além disso, são exigidos a manutenção das instalações e equipamentos, controle de potabilidade de água, seleção de matérias-primas, ingredientes e embalagens, controle de pragas e vetores e controle de temperatura. Também devem contratar profissional habilitado para a industrialização e conservação dos produtos.