Comitiva faz visita técnica em Toledo para conhecer PPP da iluminação

Publicado em: 20/11/2023 15:39

Na quinta e sexta-feira (16 e 17), uma comitiva com representantes dos municípios que integram a Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar) visitaram Toledo, na região Oeste, onde puderam ver de perto o resultado da Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública. Na região, um processo similar está em andamento.

A iniciativa está sendo estruturada através do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (Conder). O objetivo é melhorar a qualidade da iluminação pública de sete municípios que fazem parte da Amcespar. Irati integra o projeto, que visa a implantação de tecnologia de ponta, a qual deve beneficiar moradores das áreas urbana e rural.

De acordo com o presidente da Amcespar e prefeito de Irati, Jorge Derbli, a comitiva da região foi recebida pelo prefeito de Toledo Beto Lunitti e pelo vice-prefeito, Ademar Dorfschmidt. Na oportunidade, houve também uma ampla discussão com a equipe da Caixa Econômica Federal e técnicos de Brasília para entender como está funcionando a PPP em Toledo. “Lá já foi implantada 80% da iluminação com led e acreditam que até o final do ano terminam. Pudemos ver de perto a qualidade da iluminação e temos certeza que para a nossa região será um grande avanço”.

Derbli explica que a PPP vai melhorar significativamente a iluminação pública, em locais deficitários e em espaços públicos, como parques, igrejas e praças, o que garante mais segurança a toda população. O prefeito também esclarece que a concessão não deve afetar a conta de luz paga pelos contribuintes.

A PPP prevê a substituição de 100% dos pontos de iluminação pública, incluindo o atendimento de demanda reprimida, além de maior eficiência operacional. A modernização também vai proporcionar ganhos de eficiência energética e sustentabilidade ambiental. Ao todo, em Irati, serão perto de 10 mil pontos de iluminação de led, substituindo as lâmpadas de vapor de sódio e mercúrio.

O Conder, através dos sete municípios envolvidos, recebeu o recurso do projeto por meio do Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos do Governo Federal, gerido pela Caixa. Através da concessão, que ocorrerá por meio de leilão a ser realizado na Bolsa de Valores, será contratada a empresa responsável pela prestação dos serviços de iluminação, por período a ser definido.