43ª Festa do Pêssego supera as expectativas e movimenta economia local

Publicado em: 05/12/2023 16:37 | Fonte/Agência: Secom/Irati

A 43ª Festa do Pêssego, realizada no último final de semana em Irati, superou as expectativas de produtores de pêssego, ameixa e morango da região. Foram comercializadas aproximadamente 18 toneladas de frutas, bem como subprodutos do pêssego e morango como sucos, conservas, sovertes, entre outros. O evento também contou com apresentações locais, brinquedos gratuitos para as crianças, o 3º Encontro de Carros Antigos, uma feira de imóveis, além da 1ª Caminhada Internacional na Natureza.

Segundo a Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, o balanço do evento foi positivo “A nossa avaliação é muito positiva, o público compareceu em peso e prestigiou nossos comerciantes, tanto da praça de alimentação quanto os produtores que se dedicaram em oferecer produtos de qualidade. Superou nossas expectativas”, destaca Raimundo Gnatkowski, secretário da pasta.

“Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os produtores, expositores, músicos e principalmente a todo o público que compareceu, o tempo colaborou e pudemos fazer uma linda festa”, acrescenta Raimundo.

O produtor de pêssegos Cléverson Suzala conta que faz o plantio da fruta desde 2013 e que a 5 anos participa da festa, segundo ele toda a produção levada para foi comercializada. “Foram mais de 800 kg de pêssegos vendidos além de morangos e nectarina. A festa é um grande incentivo ao produtor além de auxiliar muito na parte financeira. Agradecemos a todos os organizadores e a todo o público que prestigiou a festa e adquiriu os frutos”, destaca.

Quem também avaliou positivamente a festa foi o produtor de morangos, José Zavoiski Primo, que reforçou que houve uma motivação e um empenho muito grande tanto da organização quantos dos produtores do município. “Para nós foi muito positivo, há 10 anos que participo da festa que já se tornou tradição para nós. Nesse ano vimos uma organização muito grande de produtores e organizadores que trouxeram ainda mais oportunidades” ressalta.

A Secretária de Cultura e Turismo, Samanta Ferreira, se mostrou satisfeita com o resultado da festa e avaliou a boa presença do público. “Estamos muito satisfeitos com o resultado. O clima estava agradável e a população prestigiou o evento comprando o fruto e curtindo as atrações musicais dos cantores locais, as crianças também puderam aproveitar os brinquedos infláveis e camas elástica montados especialmente para eles”, conta.

A 43ª Festa do Pêssego é uma promoção da Prefeitura de Irati, com apoio da Asfrutir, SEAB, IDR-PR, Grupo Acordei e dos expositores de carros antigos.

Caminhada da Natureza — No domingo (03), foi realizada a 1ª Caminhada Internacional na Natureza Caminhos do Pêssego, evento promovido pela ACORDEI — Amigos Caminhantes Reunidos de Irati, em parceria com a Prefeitura de Irati.

Mais de 600 pessoas de diversas cidades do Paraná, Santa Catarina e São Paulo participaram o percurso de aproximadamente 12 quilômetros, que passava por trilhas e estradas rurais, a ideia foi aproveitar a caminhada e contemplar a natureza e a interação com os participantes.

Encontro de Carros Antigos — A 43ª Festa do Pêssego também contou com o 3º Encontro de Carros Antigos, sucesso de público nas edições anteriores e que mais uma vez movimentou grande público. Foram mais de 400 veículos participantes que vieram de diversas regiões do Paraná.