Cerca de 7 mil alunos voltaram às aulas na Rede Municipal nesta segunda

Publicado em: 06/02/2024 11:30 | Fonte/Agência: Secom/Irati

A segunda-feira (05), marcou o retorno às aulas nas escolas municipais e nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei’s) de Irati. Para garantir um retorno com qualidade para as crianças e profissionais que trabalham nas escolas, a Secretaria Municipal de Educação realizou uma série de obras e investimentos na aquisição de materiais. Atualmente, são aproximadamente sete mil alunos matriculadas nas 24 escolas e 17 Cmei’s da Rede Municipal.
A vice-prefeita de Irati, Ieda Waydzik e a secretária de Educação Jandira Girardi visitaram o Cmei José Maria Orreda e a Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo para desejar boas-vindas para as crianças e para as equipes da Educação.
“Queremos tranquilizar todas as famílias porque as crianças estão em boas mãos. Temos professoras capacitadas e muito carinhosas. Hoje, nossos alunos tiveram muitas atividades e novos brinquedos e materiais, mas principalmente, puderam sentir todo o carinho e amor que esses profissionais têm por eles”, destaca Ieda.
As coordenadoras do Cmei José Maria Orreda, Eliane Majeski e Elisabete Cristina Szumilo contam que, para esse início de ano letivo, a equipe pedagógica preparou uma proposta com acolhimento e materiais diferenciados para as crianças. “Permitimos que os pais e responsáveis entrassem nas salas porque gera mais segurança para os pequenos e suas famílias. Além disso, as professoras prepararam cantinhos especiais para receber a todos”, complementa Elisabete.
A secretária de Educação ressalta todo o carinho e o comprometimento dos profissionais da área que, ao longo de todo o ano letivo, passam por programas de formação e capacitação.
“Quero agradecer a todos os colaboradores da Educação: professores, merendeiras, serviços gerais, administrativo, os agentes de apoio, a todos que sempre se dedicam ao trabalho. Nessa semana que é a adaptação dos nossos alunos, temos uma atenção toda especial, porque eles estavam acostumados a ficar em casa com as famílias nas férias e, agora, retornam para os Cmeis e escolas. Hoje, podemos dizer que todas as instituições escolares do Município têm um nível excelente porque temos profissionais comprometidos e que amam fazer esse trabalho”, afirma Jandira.

OBRAS E INVESTIMENTOS NA EDUCAÇÃO
Para o início desse ano letivo, a Prefeitura Municipal realizou reformas em 22 instituições escolares e construiu novas salas de aula em nove. Além disso, cada uma das escolas e Cmei’s recebeu 350 livros, todos de acordo com a faixa etária das crianças.
“Os Cmei’s receberam brinquedos diferenciados e, em algumas instituições, as crianças têm um parquinho novo para brincar. Adquirimos também, jogos de cadeira e carteira novos; armários e mesas (para professores) para as salas de aula; arquivos novos para a secretaria das instituições escolares, materiais escolares e de expediente. Desde 2021, enviamos tôner para a impressora de cada instituição, antes eram as APMF’s que compravam com o PDDE ou arrecadações com festas”, enumera Jandira.
Outro ponto que mereceu atenção especial nos investimentos feitos pela Secretaria de Educação, foi a alimentação das crianças. As instituições que não possuíam mesas para refeitório passaram a contar com esse espaço. As escolas e Cmei’s, receberam fogão a gás, fogão industrial, geladeira e freezer. Jandira explica que, conforme a demanda de cada instituição, foram enviados os equipamentos adequados e, também, foi levado em consideração, o estado de conservação dos utensílios.
Os Cmeis, onde as crianças permanecem o dia todo, também ganharam micro-ondas para esquentar as mamadeiras dos bebês e forno elétrico principalmente porque muitos lanches são realizados durante o dia. Outra novidade foram as mesinhas para os bebês substituindo as antigas cadeiras de alimentação. Ainda esse ano, a pretensão é estender essa ação para todos os Cmei’s que não tem essa mesa.
“Queremos realizar as reformas necessárias na maioria de escolas e Cmei’s. Proporcionar um lugar agradável para todos que trabalham na Educação do Município e, principalmente, para nossos alunos que são o motivo pelo qual lutamos a cada dia por uma educação de qualidade, igualitária e mais justa”, finaliza Jandira.

MATRÍCULAS
Para as famílias que ainda não efetivaram a matrícula, a orientação da Secretaria de Educação é que os pais procurem a instituição escolar mais próxima de sua residência. Não havendo mais vaga nessa instituição, os pais devem comparecer na Secretaria Municipal de Educação.