Prefeitura inaugura Feira do Produtor Iratiense e anuncia melhorias

Publicado em: 05/04/2024 17:05 | Fonte/Agência: Secom Irati

Um capítulo importante na história da agricultura familiar de Irati foi escrito na quinta-feira (04) com a inauguração oficial da Feira do Produtor Iratiense Estanislau Waydzik. Com mais de 40 anos desde a sua fundação, a Feira agora conta com uma infraestrutura que proporciona conforto aos comerciantes e clientes, e que foi conquistada pelo empenho da Prefeitura de Irati na gestão do prefeito Jorge Derbli e da vice-prefeita Ieda Waydzik, com o apoio fundamental da deputada federal Leandre Dal Ponte.
Para Leandre, a obra representa a mudança que não aconteceu só com a Feira do Produtor, mas com o município como um todo nos últimos anos. “Falar da feira é falar das raízes da cidade e fico muito feliz por ter participado desse processo. Vamos continuar trabalhando para melhorar a estrutura que já temos e trazer novas oportunidades para Irati. Essas melhorias representam o respeito e cuidado que temos com os nossos trabalhadores e os produtores rurais. Parabéns para o Jorge, Ieda e toda equipe, porque a maior obra que um político pode fazer é cuidar bem do seu povo”, ressalta a deputada.
O prefeito Jorge Derbli lembra que há muito tempo frequenta a Feira e que proporcionar melhorias no espaço foi uma preocupação desde a sua primeira gestão. “É uma obra bonita e que virou um ponto turístico em Irati. Eu frequento a Feira sempre que estou na cidade porque os produtos têm bom preço e são de qualidade, além da grande variedade de produtos. Hoje, temos esse espaço amplo, mas que ainda pode ser melhorado. Nós vamos trabalhar para buscar recursos e oferecer mais conforto tanto para os feirantes como para os clientes que vêm aqui na Feira”, afirma.
A vice-prefeita Ieda frisa o trabalho da deputada Leandre que sempre traz recursos para Irati, principalmente, em áreas que necessitam mais. “A feira representa tudo o que eu e o prefeito Jorge acreditamos que Irati precisa, ou seja, reconhecimento por quem trabalha, pelo agricultor que está aqui. Lembro como era a situação nas antigas barraquinhas de madeira e o avanço que a Feira teve ao longo do tempo. Os feirantes sempre oferecem produtos da melhor qualidade para a população de Irati e parabenizo a todos que trabalham neste espaço”, salienta Ieda.
O ex-secretário de Agricultura de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski define que o sentimento é de muita alegria em ver a obra concluída. “Fiz parte da Feira por 20 anos como feirante e vimos o sofrimento. Em 2017, o prefeito Jorge deu início a essa estrutura e graças a ajuda da deputada Leandre tudo isso foi conquistado. Também, parabenizo e agradeço a dedicação do agricultor, porque não é fácil ser feirante, plantar, colher, contar com a contribuição do clima. E nós precisamos ajudar o pequeno agricultor para que ele possa continuar no campo e trazer alimento de verdade para as nossas mesas”, acrescenta.
Segundo o presidente da Feira do Produtor Iratiense, Irineu Lukavy, o momento é de agradecer por todo o empenho da Prefeitura e da deputada Leandre que tornaram possível o novo espaço. “Quando estávamos lá na Rua Conselheiro Zacarias tínhamos só uma casinha de madeira, sem água, luz, banheiro, depois mudamos para um barracão de madeira e, agora, contamos com essa estrutura muito boa aqui na Feira do Produtor. Então, só tenho a agradecer a todos que contribuíram para isso”, observa.

MAIS MELHORIAS
Durante a inauguração da Feira do Produtor, o prefeito Jorge Derbli e a secretária de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Jéssica Custódio assinaram uma ordem de serviço para melhorias no sistema elétrico da Feira. Serão investidos mais de R$40 mil e os reparos terão início na próxima segunda-feira (08).
“Essa intervenção visa solucionar problemas recentes de queda de energia no local, pois quando a obra foi projetada, não havia tantos equipamentos como agora, o que acaba demandando de maior energia e melhor dimensionamento. Sendo assim, será feito um novo sistema elétrico no local e o prazo de execução é de 90 dias, porém, segundo a programação da empresa será entregue antes do prazo contratual”, explica Jéssica.

BREVE HISTÓRICO DA FEIRA
A história da Feira começou em 1983 quando o engenheiro agrônomo da Emater, Gilberto Souza Gonçalves, o Capixaba, reuniu agricultores com a missão de fundar a Associação dos Hortigranjeiros de Irati. Na época, a olericultura era pouco desenvolvida no município e os agricultores tinham outras culturas como atividade principal.
A primeira Feira foi sediada num prédio da Rua 15 de Julho, local onde antes funcionava uma concessionária de automóveis. Alguns anos depois, com a compra do imóvel, os feirantes foram realocados para a Rua Conselheiro Zacarias, perto da estação de trem. Por cerca de 15 anos, tinham apenas barracas feitas de madeira. Foi um período difícil, sem acesso à energia elétrica, água encanada e banheiros, os feirantes contavam com o apoio de comerciantes vizinhos.
Em 2001, a Feira mudou para um antigo barracão de madeira localizado no terreno atual. As condições para feirantes e clientes melhoraram um pouco, porém, com o passar dos anos, a estrutura do prédio foi se deteriorando.
Foi a partir de 2017, que a Prefeitura de Irati trabalhou intensamente para a melhoria do espaço da Feira. A primeira etapa foi a estruturação do barracão. Em fevereiro de 2021, o atual prédio começou a ser utilizado, dando melhores condições de trabalho aos feirantes e conforto aos consumidores. Em seguida, outras melhorias foram executadas como o pavimento de estacionamento e passeio em paver, instalação do gradil metálico e a estruturação da nova fachada que presta homenagem aos 150 anos da imigração polonesa no Paraná.