Prefeito participa da aula inaugural dos cursos Pronatec no IFPR Câmpus Irati

Publicado em: 10/07/2013 00:00

O Instituto Federal do Paraná Câmpus Irati promoveu no dia 6 de julho a aula inaugural dos cursos de agente de desenvolvimento cooperativista, bovinocultura de leite, auxiliar administrativo e inglês básico, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Pronatec. O programa oferece qualificação profissional através de cursos de curta duração, que variam de 160 a 200 horas, com o objetivo de suprir a carência de técnicos no mercado de trabalho. Em Irati o Pronatec é desenvolvido pelo IFPR desde 2012, quando foram ofertadas 100 vagas nos cursos de desenvolvimento web, auxiliar de redes e assistente de produção. Até o final de 2013 triplicaremos a oferta de cursos e ofereceremos cerca de 400 vagas, anunciou o diretor geral do IFPR Câmpus Irati, Francis Luiz Baranoski. Dirigindo-se aos alunos, pediu que persistam na busca do conhecimento e depois de concluírem este curso busquem cursos técnicos e também a graduação. Estamos trabalhando para ofertar no segundo semestre os cursos de apicultor, horticultor orgânico, vendedor, recepcionista e operador de computador. Será um desafio pela quantidade de parceiros envolvidos e alunos., afirmou a coordenadora do Pronatec no IFPR Câmpus Irati, Julyana Salette Biavatti. Ela agradeceu a Prefeitura Municipal de Irati, Agência do Trabalhador e Ministério do Desenvolvimento Agrário, através do Território Centro-Sul, e demais entidades parceiras na realização dos cursos no município. Para o prefeito de Irati, Odilon Rogério Burgath, os cursos técnicos tem sido o centro das atenções do Governo Federal e recebido muitos investimentos. Solicito a participação dos municípios vizinhos para que os cursos do IFPR sejam os propulsores do progresso de Irati e toda a região, finalizou. Além dos alunos do Pronatec, a aula inaugural teve também a participação de professores e servidores do câmpus, e representantes do Território Centro-Sul, Emater, Centro de Integração Empresa Escola CIEE, entidades classistas e prefeituras municipais de Irati e Rio Azul.